Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11012
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
simonitedesco.pdf425.57 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Os momentos de formação continuada e a construção de propostas de inclusão de alunos com deficiência em turmas regulares
Autor(es): Tedesco, Simoni
Orientador: Martins, Elita Betania de Andrade
Miembros Examinadores: Oliveira, Juliana Célia de
Miembros Examinadores: Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp
Resumo: O presente texto apresenta um projeto de intervenção que teve como objetivo desenvolver um plano de ação para auxiliar o trabalho das professoras responsáveis pela turma de 5º ano. Para isso, foram consultados autores como Mendes (2007), Vilaronga (2014) e Zerbato (2014) e foi desenvolvido a partir de observações da referida sala de aula na qual estava inserida uma aluna com múltiplas deficiências e da organização de momentos de formação continuada envolvendo as professoras responsáveis pela turma. Tais momentos além de possibilitarem o conhecimento sobre temas como autismo e deficiência visual, permitiu também a construção de propostas pedagógicas mais apropriadas a aluna. Os resultados obtidos reforçaram os momentos de formação continuada como importantes oportunidades para definição de caminhos que contribuam para que a escola cumpra com êxito o seu objetivo na inclusão de alunos com deficiência em turmas regulares
Resumen : -
Palabras clave : Inclusão escolar
Formação continuada
Intervenção pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11012
Fecha de publicación : 25-may-2019
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons