Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11000
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rejanehelenadamas.pdf437.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Alunos(as) com deficiência e a importância do brincar no recreio
Autor(es): Damas, Rejane Helena
Primeiro Orientador: Almeida, Neil Franco Pereira de
Membro da banca: Cardoso, Michelle Duarte Rios
Membro da banca: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como a introdução de brincadeiras e ou jogos nos momentos de recreio vivenciados pelos(as) alunos(as) do terceiro ano do Ensino Fundamental, em uma escola da Rede Municipal de Ensino na cidade de Juiz de Fora poderia promover a inclusão e uma maior interação entre os(as) alunos(as). O grupo é composto por, aproximadamente, setenta e cinco crianças com idades entre oito e nove anos de idade e, dentre eles, dois meninos e uma menina diagnosticados com Síndrome de Down. O grupo de alunos(as) brincam juntos(as) durante quinze minutos, cinco dias por semana. A partir da observação desses momentos de recreio, percebemos que os alunos com Síndrome de Down não participam das conversas e brincadeiras com o demais, sendo assim, propomos um projeto de intervenção no recreio dessa escola com o intuito de ampliar as relações sociais entre esses(as) discentes. A partir das propostas de intervenção, acreditamos que brincadeiras e jogos durantes esses momentos podem estimular a interação e uma convivência mais efetiva entre todos(as) os(as) alunos(as) do terceiro ano
Abstract: -
Palavras-chave: Síndrome de down
Atividades lúdicas
Momentos de recreio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11000
Data do documento: 25-Mai-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons