Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10997
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariaclaudiadeoliveira.pdf636.18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Almeida, Neil Franco Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4761925222915074pt_BR
dc.creatorOliveira, Maria Claudia de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-27T13:23:49Z-
dc.date.available2019-09-27-
dc.date.available2019-09-27T13:23:49Z-
dc.date.issued2019-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10997-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste Projeto de Intervenção foi construído em uma escola municipal de Lima Duarte e buscou por meio do tema Acessibilidade (re)criando uma escola inclusiva, alcançar o objetivo da pesquisa, que é identificar os problemas de acessibilidade que comprometem a inclusão de alunos/as com deficiência (visual, física e auditiva) em uma instituição escolar, assim como propor medidas de conscientização sobre a necessidade de reestruturação física do espaço escolar para reduzir os processos de exclusão de pessoas com deficiência. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de entrevistas com alunos/as com deficiência e professores/as, registros escritos, fotográficos e constantes observações por parte da autora. Para o embasamento teórico foram investigadas obras, textos e artigos diversos, propostos nas disciplinas durante o Curso de Especialização em Educação Inclusiva em contextos escolares, da Universidade Federal de Juiz de Fora. O plano de intervenção pedagógica ocorreu durante dez semanas nas reuniões quinzenais com docentes, coordenação e direção da referida escola e durante o horário em que alunos/as aguardam o transporte escolar. A intervenção buscou, além de identificar barreiras na acessibilidade dos espaços escolares, ampliar as reflexões acerca da inclusão das pessoas com deficiência em uma instituição escolar. Percebe-se que o objetivo da intervenção foi alcançado, pois os envolvidos foram receptivos a pesquisa, considerando, ainda, que muitos professores estão buscando formações continuadas sob a temática da inclusão. Durante as aulas é possível observar que a prática pedagógica escolar tem sido mais inclusiva, democrática e participativa, em busca de uma aprendizagem coletivapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAcessibilidade (re)criando uma escola inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons