https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10997
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mariaclaudiadeoliveira.pdf | 636.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Neil Franco Pereira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4761925222915074 | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Maria Claudia de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T13:23:49Z | - |
dc.date.available | 2019-09-27 | - |
dc.date.available | 2019-09-27T13:23:49Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10997 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Projeto de Intervenção foi construído em uma escola municipal de Lima Duarte e buscou por meio do tema Acessibilidade (re)criando uma escola inclusiva, alcançar o objetivo da pesquisa, que é identificar os problemas de acessibilidade que comprometem a inclusão de alunos/as com deficiência (visual, física e auditiva) em uma instituição escolar, assim como propor medidas de conscientização sobre a necessidade de reestruturação física do espaço escolar para reduzir os processos de exclusão de pessoas com deficiência. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de entrevistas com alunos/as com deficiência e professores/as, registros escritos, fotográficos e constantes observações por parte da autora. Para o embasamento teórico foram investigadas obras, textos e artigos diversos, propostos nas disciplinas durante o Curso de Especialização em Educação Inclusiva em contextos escolares, da Universidade Federal de Juiz de Fora. O plano de intervenção pedagógica ocorreu durante dez semanas nas reuniões quinzenais com docentes, coordenação e direção da referida escola e durante o horário em que alunos/as aguardam o transporte escolar. A intervenção buscou, além de identificar barreiras na acessibilidade dos espaços escolares, ampliar as reflexões acerca da inclusão das pessoas com deficiência em uma instituição escolar. Percebe-se que o objetivo da intervenção foi alcançado, pois os envolvidos foram receptivos a pesquisa, considerando, ainda, que muitos professores estão buscando formações continuadas sob a temática da inclusão. Durante as aulas é possível observar que a prática pedagógica escolar tem sido mais inclusiva, democrática e participativa, em busca de uma aprendizagem coletiva | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Deficiência | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Acessibilidade (re)criando uma escola inclusiva | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License