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dc.contributor.advisor1Mendes, Rodrigo Geraldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1275813674019327pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Núbia Aparecida Schaper-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1275813674019327pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Alan Willian de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8527713159699794pt_BR
dc.creatorSouza, Queila Érica Taligliatti de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4272932534849578pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-27T13:19:43Z-
dc.date.available2019-09-26-
dc.date.available2019-09-27T13:19:43Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10992-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente projeto apresenta o desenvolvimento de atividades de intervenção pedagógica com um aluno surdo matriculado no Ensino Fundamental, em uma escola da Rede Municipal de Juiz de Fora, Minas Gerais. As atividades foram desenvolvidas com o objetivo de trabalhar as linguagens despertando no aluno o interesse pela leitura e escrita reconhecendo sua utilidade social. Assim como refletir sobre as especificidades do indivíduo surdo e sua forma de acesso as informações, para que a atividade pudesse ser desenvolvida de acordo com o aluno, foi se usada a Libras, língua brasileira de sinais, como língua de instrução e a Pedagogia Visual, apresentada por Campello (2007), como método de organização das atividades. No primeiro momento foi feito uma pesquisa bibliográfica que embasou a construção de todo o projeto com textos sobre a discussão da importância das diversas linguagens no contexto escolar, como Micarello e Schapper (2012), Amaral, Jenevain e Ribeiro (2012), como também a importância do uso na Libras como língua de instrução para a educação de surdos apresentado por Gesuali (2003), Peixoto (2006), Pizzio e Quadros (2011). No segundo momento, a prática, na qual foram desenvolvidas com o aluno, atividades reflexivas sobre o uso social da escrita e da leitura, com recursos visuais. O aluno interagiu de forma satisfatória apresentando um bom interesse. Após analise da aplicação do projeto, foi possível concluir a grande carência em se tem de pesquisas nessa área, como também a necessidade em que os professores encontram para trabalharem com alunos surdospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLinguagenspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEspecialização em educação inclusiva em contextos escolares projeto de intervenção pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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