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dc.contributor.advisor1Antunes, Katiuscia Cristina Vargas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7309708713801729pt_BR
dc.contributor.referee1Mendes, Rodrigo Geraldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1275813674019327pt_BR
dc.contributor.referee2Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.creatorGomes, Natália de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-27T13:17:43Z-
dc.date.available2019-09-26-
dc.date.available2019-09-27T13:17:43Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10989-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo descrever uma ação de intervenção pedagógica cujo foco foi desenvolver uma autonomia estudantil nos alunos com deficiência intelectual, através do trabalho investigativo e criativo dos professores que se fazem presente, todos os dias, na sala de Atendimento Educacional Especializado, AEE. A partir da observação das condições vigentes da escola pública para efetivação da inclusão de alunos com deficiências, as perguntas problemas surgiram e foram a força motriz para a realização de tal ação: como os professores, partindo da sua autonomia como criadores de materiais e recursos didáticos, podem colaborar verdadeiramente para a efetivação da inclusão na escola pública? Como eles podem auxiliar o grande número de aluno com deficiências a serem mais ativo em sua aprendizagem? Partindo desses problemas, o objeto de pesquisa foi desenvolver nos docentes a capacidade de criar materiais que auxiliassem seus alunos com deficiência intelectual a construírem uma independência estudantil e a melhoraram a sua forma de aquisição da aprendizagem. Metodologias como a abordagem qualitativa, que buscou levantar dados acerca das atuais situações oriundas do grupo em análise, a pesquisa, a qual trataremos pelo termo conversa devido a carga negativa que aquela nomenclatura carrega, e a anotação de campo foram utilizadas para ancorar o trabalho interventivo. Uma pesquisa bibliográfica também aconteceu para auxiliar a construção do referencial teórico. Atividades sistematizadas, com a utilização de jogos, materiais concretos e por meio eletrônico, foram criadas e utilizadas aspirando colaborar para o interesse do aluno. Os resultados mostraram que quando o professor parte do aluno com deficiência intelectual, para realizar sua ação pedagógica, esse consegue interagir de maneira mais assertiva e sua aprendizagem têm destaquept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAutonomia estudantilpt_BR
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO protagonismo docente na construção da autonomia estudantil em alunos com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



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