https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10989
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
nataliadeoliveiragomes.pdf | 640.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O protagonismo docente na construção da autonomia estudantil em alunos com deficiência intelectual |
Autor(es): | Gomes, Natália de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Antunes, Katiuscia Cristina Vargas |
Membro da banca: | Mendes, Rodrigo Geraldo |
Membro da banca: | Santiago, Mylene Cristina |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo descrever uma ação de intervenção pedagógica cujo foco foi desenvolver uma autonomia estudantil nos alunos com deficiência intelectual, através do trabalho investigativo e criativo dos professores que se fazem presente, todos os dias, na sala de Atendimento Educacional Especializado, AEE. A partir da observação das condições vigentes da escola pública para efetivação da inclusão de alunos com deficiências, as perguntas problemas surgiram e foram a força motriz para a realização de tal ação: como os professores, partindo da sua autonomia como criadores de materiais e recursos didáticos, podem colaborar verdadeiramente para a efetivação da inclusão na escola pública? Como eles podem auxiliar o grande número de aluno com deficiências a serem mais ativo em sua aprendizagem? Partindo desses problemas, o objeto de pesquisa foi desenvolver nos docentes a capacidade de criar materiais que auxiliassem seus alunos com deficiência intelectual a construírem uma independência estudantil e a melhoraram a sua forma de aquisição da aprendizagem. Metodologias como a abordagem qualitativa, que buscou levantar dados acerca das atuais situações oriundas do grupo em análise, a pesquisa, a qual trataremos pelo termo conversa devido a carga negativa que aquela nomenclatura carrega, e a anotação de campo foram utilizadas para ancorar o trabalho interventivo. Uma pesquisa bibliográfica também aconteceu para auxiliar a construção do referencial teórico. Atividades sistematizadas, com a utilização de jogos, materiais concretos e por meio eletrônico, foram criadas e utilizadas aspirando colaborar para o interesse do aluno. Os resultados mostraram que quando o professor parte do aluno com deficiência intelectual, para realizar sua ação pedagógica, esse consegue interagir de maneira mais assertiva e sua aprendizagem têm destaque |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Deficiência intelectual Inclusão Autonomia estudantil Protagonismo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10989 |
Data do documento: | 25-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons