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dc.contributor.advisor1Santos, Núbia Aparecida Schaper-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3157421070865791pt_BR
dc.contributor.referee1Antunes, Katiuscia Cristina Vargas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7309708713801729pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Juliana Célia de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6304884013075881pt_BR
dc.creatorAraújo, Marina Monteiro Resende-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-27T13:13:35Z-
dc.date.available2019-09-25-
dc.date.available2019-09-27T13:13:35Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10987-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca evidenciar os desafios enfrentados pelas professoras de Educação Infantil de uma instituição de ensino municipal de Belo Horizonte e analisa a importância da formação para sua atuação na educação inclusiva. Busca ainda compreender a perspectiva da educação inclusiva dentro da instituição educativa e analisar se na prática a proposta de inclusão descrita no Projeto Político Pedagógico da escola realmente acontece e ainda identificar a interação social entre professoras e alunos. Um olhar sensível sobre essa profissional, sua formação, seus desafios e suas limitações diante da complexidade da inclusão constitui-se o objeto de pesquisa desse projeto de intervenção. Quem são essas profissionais? O sucesso da inclusão escolar depende da formação e do trabalho pedagógico da professora? Qual o motivo da resistência de muitos professores ao receber um aluno com alguma deficiência ou necessidade educativa especial? Para realização do trabalho foram realizados encontros em forma de rodas de conversa para conhecer as experiências, as vivências, as necessidades e dificuldades de cada uma dessas profissionais e analisar o Projeto Político Pedagógico da escola, que traz em seu conteúdo um pequeno capítulo dedicado à inclusão. Foram realizadas discussões sobre a proposta de inclusão, se realmente ela acontece e quais os desafios enfrentados por essas profissionais para que efetivamente o aluno seja incluído no contexto escolar. Participaram do Projeto de Intervenção, três professoras que foram denominadas como P1, P2 e P3, no intuito de preservar a identidade das mesmas e para facilitar a apresentação dos dados. Os resultados do Projeto de Intervenção apontam que apesar das dificuldades e desafios enfrentados no dia a dia, as professoras procuram desenvolver um trabalho sério, respeitando as diferenças e peculiaridades de cada alunopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação inclusiva na educação infantil: perspectivas de formação e atuação de professoraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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