https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10986
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mariliaaparecidaferreirarodrigues.pdf | 575.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Talmas, Elismara Vaz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3001363203951235 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Cunha, Thenner Freitas da | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0635587951737099 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Martins, Elita Betânia de Andrade | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9432703757983593 | pt_BR |
dc.creator | Rodrigues, Marilia Aparecida Ferreira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T13:13:08Z | - |
dc.date.available | 2019-09-25 | - |
dc.date.available | 2019-09-27T13:13:08Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10986 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou realizar um trabalho de capacitação juntamente com os educadores da Escola Municipal “Anthony Guimarães”, localizada em uma cidade da zona da mata mineira, visando uma reflexão sobre a realização de um planejamento que atenda às necessidades de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Através da intervenção realizada, os professores conheceram as legislações, as conquistas e os impasses em relação à inclusão dos alunos com TEA na sala regular, bem como as necessárias adaptações curriculares. Durante a realização do projeto foi aplicado um questionário junto aos professores, cujo foco foi conhecer seus conhecimentos acerca do TEA e como foi sua formação acadêmica para trabalhar com a inclusão. Os resultados da pesquisa vieram confirmar a necessidade da capacitação e reestruturação do planejamento das aulas e uma conscientização dos professores quanto à necessidade de estabelecer um diálogo e ações para repensar as práticas pedagógicas, contribuindo assim, para a promoção da verdadeira inclusão desses alunos autistas | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Capacitação | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista (TEA) | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A contribuição do planejamento das aulas para a inclusão do aluno com transtorno do espectro autista (TEA) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.