Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10986
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
mariliaaparecidaferreirarodrigues.pdf575.33 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A contribuição do planejamento das aulas para a inclusão do aluno com transtorno do espectro autista (TEA)
Autor(es): Rodrigues, Marilia Aparecida Ferreira
Orientador: Talmas, Elismara Vaz
Co-orientador: Cunha, Thenner Freitas da
Miembros Examinadores: Martins, Elita Betânia de Andrade
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou realizar um trabalho de capacitação juntamente com os educadores da Escola Municipal “Anthony Guimarães”, localizada em uma cidade da zona da mata mineira, visando uma reflexão sobre a realização de um planejamento que atenda às necessidades de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Através da intervenção realizada, os professores conheceram as legislações, as conquistas e os impasses em relação à inclusão dos alunos com TEA na sala regular, bem como as necessárias adaptações curriculares. Durante a realização do projeto foi aplicado um questionário junto aos professores, cujo foco foi conhecer seus conhecimentos acerca do TEA e como foi sua formação acadêmica para trabalhar com a inclusão. Os resultados da pesquisa vieram confirmar a necessidade da capacitação e reestruturação do planejamento das aulas e uma conscientização dos professores quanto à necessidade de estabelecer um diálogo e ações para repensar as práticas pedagógicas, contribuindo assim, para a promoção da verdadeira inclusão desses alunos autistas
Resumen : -
Palabras clave : Capacitação
Transtorno do espectro autista (TEA)
Inclusão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10986
Fecha de publicación : 25-may-2019
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.