https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10985
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mariafranciscadasdoresassis.pdf | 572.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Núbia Aparecida Schaper | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3157421070865791 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Juliana Célia de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6304884013075881 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Antunes, Katiuscia Cristina Vargas | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7309708713801729 | pt_BR |
dc.creator | Assis, Maria Francisca das Dôres | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T13:10:54Z | - |
dc.date.available | 2019-09-25 | - |
dc.date.available | 2019-09-27T13:10:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10985 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho apresenta reflexões sobre o “Dia da Família na Escola” como intervenção que possibilita a participação dos pais/responsáveis na vida escolar dos filhos com necessidades educacionais especializadas. Partindo-se da constatação da pouca participação dos pais/responsáveis no cotidiano escolar, o objetivo geral foi investigar como tal intervenção potencializa a participação dos pais/responsáveis de estudantes público-alvo da Educação Especial no cotidiano escolar da Escola Estadual “Francisco do Carmo”. Como objetivos específicos propomos: a) Refletir sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especializadas na Escola Estadual Francisco do Carmo; b) Compreender como a intervenção proposta contribui para a efetiva participação dos pais/responsáveis; c) Problematizar ações que consolidem a participação dos pais/responsáveis no desenvolvimento escolar dos filhos. Ao final, tendo como referência a entrevista de uma mãe de criança com necessidade educacional especializada, busca-se analisar os impactos e expectativas oriundos da intervenção “Dia da Família na Escola”. O envolvimento e participação da família na escola, são fundamentais para a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais na educação regular, bem como a necessidade de uma mudança nas concepções dos professores acerca do processo de ensino aprendizagem, e ainda, é através da reflexão de todos (Governo, Secretarias de Educação, família e educadores) que encontraremos subsídios para interferirmos em busca de uma escola cada vez mais eficaz. Só com uma educação inclusiva eficaz é que a escola conseguirá cumprir o papel de formar cidadãos conscientes e capazes de transformarem a realidade | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | A construção da aprendizagem. | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Desafios | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Outros sentidos para o “dia da família na escola”: reflexões e desafios | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License