Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10985
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
mariafranciscadasdoresassis.pdf572.61 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Outros sentidos para o “dia da família na escola”: reflexões e desafios
Autor(es): Assis, Maria Francisca das Dôres
Orientador: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Miembros Examinadores: Oliveira, Juliana Célia de
Miembros Examinadores: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Resumo: O trabalho apresenta reflexões sobre o “Dia da Família na Escola” como intervenção que possibilita a participação dos pais/responsáveis na vida escolar dos filhos com necessidades educacionais especializadas. Partindo-se da constatação da pouca participação dos pais/responsáveis no cotidiano escolar, o objetivo geral foi investigar como tal intervenção potencializa a participação dos pais/responsáveis de estudantes público-alvo da Educação Especial no cotidiano escolar da Escola Estadual “Francisco do Carmo”. Como objetivos específicos propomos: a) Refletir sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especializadas na Escola Estadual Francisco do Carmo; b) Compreender como a intervenção proposta contribui para a efetiva participação dos pais/responsáveis; c) Problematizar ações que consolidem a participação dos pais/responsáveis no desenvolvimento escolar dos filhos. Ao final, tendo como referência a entrevista de uma mãe de criança com necessidade educacional especializada, busca-se analisar os impactos e expectativas oriundos da intervenção “Dia da Família na Escola”. O envolvimento e participação da família na escola, são fundamentais para a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais na educação regular, bem como a necessidade de uma mudança nas concepções dos professores acerca do processo de ensino aprendizagem, e ainda, é através da reflexão de todos (Governo, Secretarias de Educação, família e educadores) que encontraremos subsídios para interferirmos em busca de uma escola cada vez mais eficaz. Só com uma educação inclusiva eficaz é que a escola conseguirá cumprir o papel de formar cidadãos conscientes e capazes de transformarem a realidade
Resumen : -
Palabras clave : Família
A construção da aprendizagem.
Educação inclusiva
Desafios
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10985
Fecha de publicación : 25-may-2019
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons