https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10984
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
michellelabarreredesouza.pdf | 1.35 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Talmas, Elismara Vaz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3001363203951235 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vianna, Marcia Marin | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0415703750565086 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Jesus, Alan Willian de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8527713159699794 | pt_BR |
dc.creator | Souza, Michelle Labarrere de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T13:10:32Z | - |
dc.date.available | 2019-09-26 | - |
dc.date.available | 2019-09-27T13:10:32Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10984 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Sabendo-se que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem como um dos pontos limitantes a dificuldade de comunicação, torna-se um desafio enorme para os profissionais de educação o desenvolvimento do aluno junto aos seus pares em busca da inclusão e autonomia. Dessa forma, torna-se essencial a busca por estratégias que facilitam esse processo de interação, permanência e qualidade do aprendizado. A estratégia utilizada na intervenção foi o jogo, desenvolvido em uma escola estadual em Belo Horizonte/MG com um aluno autista e com o desejo de ajudá-lo a vencer suas dificuldades, surgiu o questionamento: Será que os jogos podem facilitar o processo de inclusão desse aluno? O principal objetivo foi identificar a importância dos jogos como recurso auxiliar no processo de socialização dos alunos com Transtorno do Espectro Autista em contextos escolares, facilitando o desenvolvimento cognitivo, nos moldes da inclusão. Através de uma investigação qualitativa realizando um estudo de caso, foram propostas intervenções com jogos. A supervisora e a professora de apoio responderam questões sobre o comportamento social, comunicação e linguagem, além da prática e conhecimento delas sobre o autismo. Elas reconhecem a dificuldade do aluno na comunicação e relacionamento, mas acreditam que os jogos podem contribuir para a socialização e aprendizagem dele. Após análise dos dados da intervenção, os jogos se mostraram eficientes no processo de socialização e aprendizagem desse aluno estudado, porém mais estudos precisam ser realizados com duração maior para que mudanças de comportamento do aluno autista sejam confirmadas e o processo de inclusão aconteça de forma efetiva | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Socialização | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Os jogos como facilitadores do processo de inclusão – um estudo de caso de um aluno com autismo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License