https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10983
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marcosantoniorossi.pdf | 420.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santiago, Mylene Cristina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0803555578064293 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Neil Franco Pereira de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4761925222915074 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Castro, Sebastião Luiz Petronilho de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Rossi, Marcos Antônio | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7494666030298691 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T13:03:01Z | - |
dc.date.available | 2019-09-25 | - |
dc.date.available | 2019-09-27T13:03:01Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10983 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação escolar brasileira passou por muitas transformações nas últimas décadas. As mudanças nas legislações, os novos paradigmas metodológicos e conceituais e a globalização foram fatores que contribuíram para a construção de uma escola mais inclusiva. Os estudantes com necessidades educativas especiais, até então marginalizados, ganharam visibilidade no processo de ensino e aprendizagem e assumiram a condição de sujeitos educacionais. A pesquisa apresenta um debate sobre as contribuições das avaliações escolares, enquanto ferramentas pedagógicas, no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com necessidades educativas especiais através de um Projeto de Intervenção Pedagógica de formação continuada aos docentes que atuam com esses estudantes. Para tanto, foi feita uma revisão a partir dos componentes bibliográficos que possibilitaram compreender o conceito e a importância das avaliações escolares no processo de ensino e aprendizagem e as possibilidades de utilização em sala de aula. Além disso, foram realizados encontros presenciais com docentes que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental de uma Escola Pública em Ribeirão das Neves | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Avaliação escolar | pt_BR |
dc.subject | Formação de docentes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Formação de professores em educação inclusiva: a avaliação escolar nos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License