Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10983
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marcosantoniorossi.pdf420.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação de professores em educação inclusiva: a avaliação escolar nos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Rossi, Marcos Antônio
Primeiro Orientador: Santiago, Mylene Cristina
Membro da banca: Almeida, Neil Franco Pereira de
Membro da banca: Castro, Sebastião Luiz Petronilho de
Resumo: A educação escolar brasileira passou por muitas transformações nas últimas décadas. As mudanças nas legislações, os novos paradigmas metodológicos e conceituais e a globalização foram fatores que contribuíram para a construção de uma escola mais inclusiva. Os estudantes com necessidades educativas especiais, até então marginalizados, ganharam visibilidade no processo de ensino e aprendizagem e assumiram a condição de sujeitos educacionais. A pesquisa apresenta um debate sobre as contribuições das avaliações escolares, enquanto ferramentas pedagógicas, no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com necessidades educativas especiais através de um Projeto de Intervenção Pedagógica de formação continuada aos docentes que atuam com esses estudantes. Para tanto, foi feita uma revisão a partir dos componentes bibliográficos que possibilitaram compreender o conceito e a importância das avaliações escolares no processo de ensino e aprendizagem e as possibilidades de utilização em sala de aula. Além disso, foram realizados encontros presenciais com docentes que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental de uma Escola Pública em Ribeirão das Neves
Abstract: -
Palavras-chave: Educação inclusiva
Avaliação escolar
Formação de docentes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10983
Data do documento: 25-Mai-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons