Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10983
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
marcosantoniorossi.pdf420.75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Formação de professores em educação inclusiva: a avaliação escolar nos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Rossi, Marcos Antônio
Orientador: Santiago, Mylene Cristina
Miembros Examinadores: Almeida, Neil Franco Pereira de
Miembros Examinadores: Castro, Sebastião Luiz Petronilho de
Resumo: A educação escolar brasileira passou por muitas transformações nas últimas décadas. As mudanças nas legislações, os novos paradigmas metodológicos e conceituais e a globalização foram fatores que contribuíram para a construção de uma escola mais inclusiva. Os estudantes com necessidades educativas especiais, até então marginalizados, ganharam visibilidade no processo de ensino e aprendizagem e assumiram a condição de sujeitos educacionais. A pesquisa apresenta um debate sobre as contribuições das avaliações escolares, enquanto ferramentas pedagógicas, no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com necessidades educativas especiais através de um Projeto de Intervenção Pedagógica de formação continuada aos docentes que atuam com esses estudantes. Para tanto, foi feita uma revisão a partir dos componentes bibliográficos que possibilitaram compreender o conceito e a importância das avaliações escolares no processo de ensino e aprendizagem e as possibilidades de utilização em sala de aula. Além disso, foram realizados encontros presenciais com docentes que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental de uma Escola Pública em Ribeirão das Neves
Resumen : -
Palabras clave : Educação inclusiva
Avaliação escolar
Formação de docentes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10983
Fecha de publicación : 25-may-2019
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons