Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10982
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Linguagem oral e escrita em criança surda com implante coclear
Autor(es): Gomes, Luciana Gonçalves de Araújo
Orientador: Mendes, Rodrigo Geraldo
Miembros Examinadores: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Miembros Examinadores: Jesus, Alan Willian de
Resumo: O presente trabalho apresenta a formulação, desenvolvimento e relatório de um projeto de intervenção que visa a melhorar a linguagem oral e escrita de uma criança surda usuária de implante coclear. A criança, foco da intervenção, reside e estuda na cidade de Ponte Nova – MG. As atividades apresentadas são simples, porém, baseadas na percepção visual e auditiva do aluno, buscando sempre o desenvolvimento de suas habilidades. Para que o objetivo seja alcançado, destaca-se a necessidade de adaptação de atividades com uso de recursos visuais, para promover o desenvolvimento e facilitar o envolvimento da criança. Faz-se necessário, ainda, mostrar que nem sempre a instituição de ensino está preparada para enfrentar o problema, tendo em vista a dificuldade dos profissionais em adequar as atividades. Além disso, o trabalho mostra que quando há o envolvimento dos profissionais da educação, dos profissionais de saúde e da família, mesmo que eles não estejam preparados para enfrentar a situação, o objetivo pode ser alcançado. Propõe-se, no entanto, uma mudança de paradigma, no que diz respeito à alfabetização da criança surda, usuária de implante coclear, estimulando a reflexão sobre a forma correta de ensino para que o aluno possa obter o máximo de rendimento no que diz respeito à estimulação da fala e aprendizagem na sala de aula
Resumen : -
Palabras clave : Surdez
Implante coclear
Linguagem oral
Linguagem escrita
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Embargado
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10982
Fecha de publicación : 25-may-2019
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons