https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10982
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Linguagem oral e escrita em criança surda com implante coclear |
Autor(es): | Gomes, Luciana Gonçalves de Araújo |
Orientador: | Mendes, Rodrigo Geraldo |
Miembros Examinadores: | Santos, Núbia Aparecida Schaper |
Miembros Examinadores: | Jesus, Alan Willian de |
Resumo: | O presente trabalho apresenta a formulação, desenvolvimento e relatório de um projeto de intervenção que visa a melhorar a linguagem oral e escrita de uma criança surda usuária de implante coclear. A criança, foco da intervenção, reside e estuda na cidade de Ponte Nova – MG. As atividades apresentadas são simples, porém, baseadas na percepção visual e auditiva do aluno, buscando sempre o desenvolvimento de suas habilidades. Para que o objetivo seja alcançado, destaca-se a necessidade de adaptação de atividades com uso de recursos visuais, para promover o desenvolvimento e facilitar o envolvimento da criança. Faz-se necessário, ainda, mostrar que nem sempre a instituição de ensino está preparada para enfrentar o problema, tendo em vista a dificuldade dos profissionais em adequar as atividades. Além disso, o trabalho mostra que quando há o envolvimento dos profissionais da educação, dos profissionais de saúde e da família, mesmo que eles não estejam preparados para enfrentar a situação, o objetivo pode ser alcançado. Propõe-se, no entanto, uma mudança de paradigma, no que diz respeito à alfabetização da criança surda, usuária de implante coclear, estimulando a reflexão sobre a forma correta de ensino para que o aluno possa obter o máximo de rendimento no que diz respeito à estimulação da fala e aprendizagem na sala de aula |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Surdez Implante coclear Linguagem oral Linguagem escrita |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Embargado |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10982 |
Fecha de publicación : | 25-may-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons