Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10979
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
karlaandreiavideiraoliveira.pdf799.62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vianna, Márcia Marin-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0415703750565086pt_BR
dc.contributor.advisor2Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5253778782445993pt_BR
dc.contributor.referee1Nobre, Luciane Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3349439805356437pt_BR
dc.creatorOliveira, Karla Andreia Videira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0923345162457753pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-27T13:01:24Z-
dc.date.available2019-09-25-
dc.date.available2019-09-27T13:01:24Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10979-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA intervenção pedagógica é essencial para o desenvolvimento cognitivo das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Partindo desta perspectiva, o objetivo principal deste estudo consiste em descrever um trabalho de intervenção pedagógica a partir do software Participar e analisar as contribuições trazidas pelo mesmo ao desenvolvimento do processo de leitura e escrita de um aluno com TEA. Especificamente, pretende-se propiciar um melhor desenvolvimento das habilidades nessa área do conhecimento. O presente estudo contou com a participação de uma criança, de 7 anos, diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista que apresenta dificuldades em relação à motricidade, à fala, leitura e escrita. Foram utilizados como instrumentos de análise o caderno de bordo, jogos psicopedagógicos, atividades de leitura e escrita, entre outros. Para a intervenção foi utilizado como recurso o software Participar, que oferece atividades relacionadas à leitura e escrita. A criança apresentou êxito em uma grande maioria das atividades realizadas com o recurso, apontando resultados bastante satisfatórios. Os dados foram analisados de forma qualitativa por meio de um relatório que apresenta uma análise individual da criança, salientando os seus êxitos e insucessos no decorrer da interferênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectSoftware e participar.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOs softwares na perspectiva inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons