https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10979
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
karlaandreiavideiraoliveira.pdf | 799.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Vianna, Márcia Marin | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0415703750565086 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp | - |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5253778782445993 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nobre, Luciane Aparecida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3349439805356437 | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Karla Andreia Videira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0923345162457753 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T13:01:24Z | - |
dc.date.available | 2019-09-25 | - |
dc.date.available | 2019-09-27T13:01:24Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10979 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A intervenção pedagógica é essencial para o desenvolvimento cognitivo das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Partindo desta perspectiva, o objetivo principal deste estudo consiste em descrever um trabalho de intervenção pedagógica a partir do software Participar e analisar as contribuições trazidas pelo mesmo ao desenvolvimento do processo de leitura e escrita de um aluno com TEA. Especificamente, pretende-se propiciar um melhor desenvolvimento das habilidades nessa área do conhecimento. O presente estudo contou com a participação de uma criança, de 7 anos, diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista que apresenta dificuldades em relação à motricidade, à fala, leitura e escrita. Foram utilizados como instrumentos de análise o caderno de bordo, jogos psicopedagógicos, atividades de leitura e escrita, entre outros. Para a intervenção foi utilizado como recurso o software Participar, que oferece atividades relacionadas à leitura e escrita. A criança apresentou êxito em uma grande maioria das atividades realizadas com o recurso, apontando resultados bastante satisfatórios. Os dados foram analisados de forma qualitativa por meio de um relatório que apresenta uma análise individual da criança, salientando os seus êxitos e insucessos no decorrer da interferência | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Software e participar. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Os softwares na perspectiva inclusiva | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License