https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10978
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
julieneferreiradeoliveira.pdf | 334.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Vianna, Márcia Marin | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0415703750565086 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5253778782445993 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nobre, Luciane Aparecida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3349439805356437 | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Juliene Ferreira de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T13:01:03Z | - |
dc.date.available | 2019-09-25 | - |
dc.date.available | 2019-09-27T13:01:03Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10978 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como tema “Compartilhando saberes em um diálogo inclusivo”, cujo objetivo foi promover um momento para pensar a inclusão em uma escola municipal na cidade de Leopoldina Minas Gerais, por meio de um projeto de intervenção que buscou promover um espaço para o corpo docente discutir, analisar e criar estratégias, visando conceber a educação em uma perspectiva inclusiva. A escolha desse tema surgiu da observação da necessidade de articular os fazeres pedagógicos, a fim de tornar a escola cada vez mais preparada para não só receber os alunos com deficiências, transtornos do espectro do autismo e altas habilidades/superdotação, mas ser capaz de promover a efetiva aprendizagem de cada aluno. Na p rimeira etapa deste plano de intervenção formativa aplicamos um questionário aos professores e supervisores participantes, a fim de evidenciar suas maiores dificuldades e assim planejar a formação a partir da realidade vivida pela escola. Definido os temas , professores e supervisores participaram de formações elaboradas com base em uma metodologia de partilha e discussão dos casos da realidade escolar trazidos pela equipe. A partir do presente estudo, percebemos que há a possibilidade de oferta de formação continuada de professores, que vise construir uma forma de aprendizado que valorize as experiências do cotidiano da escola para atuarmos sobre a realidade desta. Como resultado dessa intervenção, observou se que embora a escola tenha buscado promover a inc lusão, é necessário oportunizar momentos para que os profissionais envolvidos no processo de aprendizagem dos alunos tenham contato para discutir e viabilizar novas práticas pedagógicas de forma a favorecer o trabalho colaborativo | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação de docentes | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Trabalho colaborativo | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Compartilhando saberes em um diálogo inclusivo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License