Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10978
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
julieneferreiradeoliveira.pdf334.29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Compartilhando saberes em um diálogo inclusivo
Author: Oliveira, Juliene Ferreira de
First Advisor: Vianna, Márcia Marin
Co-Advisor: Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp
Referee Member: Nobre, Luciane Aparecida
Resumo: O presente estudo tem como tema “Compartilhando saberes em um diálogo inclusivo”, cujo objetivo foi promover um momento para pensar a inclusão em uma escola municipal na cidade de Leopoldina Minas Gerais, por meio de um projeto de intervenção que buscou promover um espaço para o corpo docente discutir, analisar e criar estratégias, visando conceber a educação em uma perspectiva inclusiva. A escolha desse tema surgiu da observação da necessidade de articular os fazeres pedagógicos, a fim de tornar a escola cada vez mais preparada para não só receber os alunos com deficiências, transtornos do espectro do autismo e altas habilidades/superdotação, mas ser capaz de promover a efetiva aprendizagem de cada aluno. Na p rimeira etapa deste plano de intervenção formativa aplicamos um questionário aos professores e supervisores participantes, a fim de evidenciar suas maiores dificuldades e assim planejar a formação a partir da realidade vivida pela escola. Definido os temas , professores e supervisores participaram de formações elaboradas com base em uma metodologia de partilha e discussão dos casos da realidade escolar trazidos pela equipe. A partir do presente estudo, percebemos que há a possibilidade de oferta de formação continuada de professores, que vise construir uma forma de aprendizado que valorize as experiências do cotidiano da escola para atuarmos sobre a realidade desta. Como resultado dessa intervenção, observou se que embora a escola tenha buscado promover a inc lusão, é necessário oportunizar momentos para que os profissionais envolvidos no processo de aprendizagem dos alunos tenham contato para discutir e viabilizar novas práticas pedagógicas de forma a favorecer o trabalho colaborativo
Abstract: -
Keywords: Formação de docentes
Práticas pedagógicas
Trabalho colaborativo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10978
Issue Date: 25-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons