https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10977
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
juliamarcelinaferreirademelopereira.pdf | 525.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Juliana | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6304884013075881 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santiago, Mylene Cristina | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0803555578064293 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cardoso, Michelle Duarte Rios | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5567280401272335 | pt_BR |
dc.creator | Pereira, Julia Marcelina Ferreira de Melo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1762961021690772 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T13:00:38Z | - |
dc.date.available | 2019-09-25 | - |
dc.date.available | 2019-09-27T13:00:38Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10977 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao analisar a dinâmica de aprendizagem para deficientes intelectuais, constata-se a existência de inúmeros desafios enfrentados pelos profissionais e pelos alunos recebidos nas escolas. A aprendizagem não acontece em um momento específico e sim processualmente. Portanto, é preciso adquirir concepções, construir e reconstruir hipóteses. A realização de uma triagem é importante na medida em que possibilita o desenvolvimento de práticas pedagógicas, amplia os recursos de observação e intervenção, bem como melhora a atuação social. Para deficientes intelectuais, a proposta da triagem provoca um conhecimento específico e funcional para que o trabalho educacional com essas pessoas seja estruturado no preenchimento de cada necessidade e não somente em um aglomerado de ideias classificatórias que se misturam na hora da prática. Muitas vezes o conhecimento é negado na busca efetiva pela aprendizagem e isso causa prejuízos, deixa de se aproveitar muitos progressos que poderiam ser valiosos. É necessário entender como se aprende e diferenciar aprendizagem de conhecimento. Nesse sentido, o presente estudo baseia-se em pesquisa bibliográfica e na aplicação de uma triagem para avaliação inicial de alunos com deficiência intelectual a fim de propiciar a construção de um plano de ação funcional para cada um. A triagem foi aplicada em cinco alunos do 6º ano e buscou-se analisar cinco áreas importantes para o bom desenvolvimento da aprendizagem: afetiva, cognitiva, motora, pedagógica e atividades de vida diária. Após análise dos dados obtidos pela triagem, foi realizada a construção do plano de trabalho para cada um dos alunos participantes. Observou-se que as atividades elaboradas pelos professores foram adequadas às peculiaridades de cada aluno. Considera-se positiva a aplicação da triagem, tendo em vista a opção pela coordenação em realizar o mesmo procedimento em outras salas e para outro alunos | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject | Avaliação inicial | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | conhecimento | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Triagem para avaliação inicial do aluno com deficiência intelectual: conhecimento ou aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License