https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10976
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
jucilenesilvamoraisdeassis.pdf | 784.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Talmas, Elismara Vaz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3001363203951235 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Cunha, Thenner Freitas da | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0635587951737099 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Martins, Elita Betânia de Andrade | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9432703757983593 | pt_BR |
dc.creator | Assis, Jucilene Silva Morais de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T13:00:03Z | - |
dc.date.available | 2019-09-25 | - |
dc.date.available | 2019-09-27T13:00:03Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10976 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Diante da importância do trabalho de alfabetização e letramento, o objetivo deste trabalho é ampliar os conhecimentos de Língua Portuguesa, leitura e escrita, de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio do gênero textual história infantil. Aplicamos uma Sequência Didática, desenvolvida em uma turma de 2º ano, do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal “Moreira França”, em um município da zona da mata mineira. Essa sequência constituiu em uma estratégia para auxiliar o trabalho de alfabetização do professor que atua no ensino regular, visando à inclusão de alunos com TEA. O objetivo da elaboração deste material é fornecer subsídios e estimular o entretenimento destes alunos com os demais. Valorizar as diferenças, ampliar suas habilidades e construir sua autonomia, sendo propulsor da construção de seus próprios conhecimentos e torná-los reflexível. Foi possível confrontar o mundo das fantasias com os acontecimentos reais e refletir sobre a postura diante do desconhecido. O trabalho realizado foi interessante e permitiu a participação ativa dos alunos com TEA e dos demais alunos, promovendo uma interação entre eles | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Incluir e ensinar: alfabetização de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License