Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10976
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
jucilenesilvamoraisdeassis.pdf784.61 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Incluir e ensinar: alfabetização de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA)
Autor(es): Assis, Jucilene Silva Morais de
Orientador: Talmas, Elismara Vaz
Co-orientador: Cunha, Thenner Freitas da
Miembros Examinadores: Martins, Elita Betânia de Andrade
Resumo: Diante da importância do trabalho de alfabetização e letramento, o objetivo deste trabalho é ampliar os conhecimentos de Língua Portuguesa, leitura e escrita, de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio do gênero textual história infantil. Aplicamos uma Sequência Didática, desenvolvida em uma turma de 2º ano, do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal “Moreira França”, em um município da zona da mata mineira. Essa sequência constituiu em uma estratégia para auxiliar o trabalho de alfabetização do professor que atua no ensino regular, visando à inclusão de alunos com TEA. O objetivo da elaboração deste material é fornecer subsídios e estimular o entretenimento destes alunos com os demais. Valorizar as diferenças, ampliar suas habilidades e construir sua autonomia, sendo propulsor da construção de seus próprios conhecimentos e torná-los reflexível. Foi possível confrontar o mundo das fantasias com os acontecimentos reais e refletir sobre a postura diante do desconhecido. O trabalho realizado foi interessante e permitiu a participação ativa dos alunos com TEA e dos demais alunos, promovendo uma interação entre eles
Resumen : -
Palabras clave : Inclusão
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Alfabetização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10976
Fecha de publicación : 25-may-2019
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons