Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10969
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monicadeoliveiraribeirocouto.pdf625.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vieira Neto, Octávio Silvério de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Balduti, Camila Faria-
dc.creatorCouto, Mônica de Oliveira Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-26T16:06:51Z-
dc.date.available2019-09-13-
dc.date.available2019-09-26T16:06:51Z-
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10969-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) possui como resultado o desenvolvimento de um Plano de Aula que tem como objetivo ressaltar a importância do planejamento das aulas de Geografia, bem como valorizar a escolha e a utilização de diferentes metodologias e recursos tecnológicos digitais, a fim de que, o ensino da Geografia avance da perspectiva tradicional baseada na memorização, para a perspectiva da apreensão da realidade complexa pelos alunos a partir do desenvolvimento do raciocínio geográfico, mediado pelo professor. As habilidades e conteúdos desenvolvidos no plano de aula abordam temas da geografia relacionados à categoria de análise lugar–espaço de vivência dos alunos, a partir da utilização dos princípios da localização, extensão e conexão fazendo uso de diferentes ferramentas da tecnologia digital, sendo desenvolvido com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual localizada na região central do município de Belo Horizonte/MG. O referencial teórico utilizado para elaboração do plano foi construído nas disciplinas da especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para o Ensino Básica (TICEB), além da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de diferentes autores que abordam o ensino da geografia para o desenvolvimento do raciocínio geográfico e do pensamento espacial, e também de autores que salientam a importância do uso de tecnologias e tecnologias digitais para a vida em sociedade e por consequência para a formação educativa dos estudantes. O desenvolvimento do plano de aula permitirá aos alunos não somente o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas aos conceitos geográficos, bem como ao desenvolvimento de competências socioemocionais, e competências relativas ao uso de geotecnologias específicas da geográfica, mas também do aprendizado e produção de conteúdos em diferentes mídias digitais sobre o espaço de vivência. A realização do plano de aula pretende contribuir para a formação integral do aluno, oportunizando a ele atuar em seu espaço de vivência fazendo uso das diferentes formas de linguagem, mediados pelas tecnologias digitais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRaciocínio geográficopt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO ensino da Geografia para o desenvolvimento do raciocínio geográfico mediado pelas tecnologias digitais de leitura e escritapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons