Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10969
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monicadeoliveiraribeirocouto.pdf625.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino da Geografia para o desenvolvimento do raciocínio geográfico mediado pelas tecnologias digitais de leitura e escrita
Autor(es): Couto, Mônica de Oliveira Ribeiro
Primeiro Orientador: Vieira Neto, Octávio Silvério de Souza
Membro da banca: Balduti, Camila Faria
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) possui como resultado o desenvolvimento de um Plano de Aula que tem como objetivo ressaltar a importância do planejamento das aulas de Geografia, bem como valorizar a escolha e a utilização de diferentes metodologias e recursos tecnológicos digitais, a fim de que, o ensino da Geografia avance da perspectiva tradicional baseada na memorização, para a perspectiva da apreensão da realidade complexa pelos alunos a partir do desenvolvimento do raciocínio geográfico, mediado pelo professor. As habilidades e conteúdos desenvolvidos no plano de aula abordam temas da geografia relacionados à categoria de análise lugar–espaço de vivência dos alunos, a partir da utilização dos princípios da localização, extensão e conexão fazendo uso de diferentes ferramentas da tecnologia digital, sendo desenvolvido com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual localizada na região central do município de Belo Horizonte/MG. O referencial teórico utilizado para elaboração do plano foi construído nas disciplinas da especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para o Ensino Básica (TICEB), além da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de diferentes autores que abordam o ensino da geografia para o desenvolvimento do raciocínio geográfico e do pensamento espacial, e também de autores que salientam a importância do uso de tecnologias e tecnologias digitais para a vida em sociedade e por consequência para a formação educativa dos estudantes. O desenvolvimento do plano de aula permitirá aos alunos não somente o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas aos conceitos geográficos, bem como ao desenvolvimento de competências socioemocionais, e competências relativas ao uso de geotecnologias específicas da geográfica, mas também do aprendizado e produção de conteúdos em diferentes mídias digitais sobre o espaço de vivência. A realização do plano de aula pretende contribuir para a formação integral do aluno, oportunizando a ele atuar em seu espaço de vivência fazendo uso das diferentes formas de linguagem, mediados pelas tecnologias digitais.
Abstract: -
Palavras-chave: Raciocínio geográfico
Espaço
Tecnologias digitais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10969
Data do documento: 27-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons