https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10969
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monicadeoliveiraribeirocouto.pdf | 625.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ensino da Geografia para o desenvolvimento do raciocínio geográfico mediado pelas tecnologias digitais de leitura e escrita |
Autor(es): | Couto, Mônica de Oliveira Ribeiro |
Primeiro Orientador: | Vieira Neto, Octávio Silvério de Souza |
Membro da banca: | Balduti, Camila Faria |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) possui como resultado o desenvolvimento de um Plano de Aula que tem como objetivo ressaltar a importância do planejamento das aulas de Geografia, bem como valorizar a escolha e a utilização de diferentes metodologias e recursos tecnológicos digitais, a fim de que, o ensino da Geografia avance da perspectiva tradicional baseada na memorização, para a perspectiva da apreensão da realidade complexa pelos alunos a partir do desenvolvimento do raciocínio geográfico, mediado pelo professor. As habilidades e conteúdos desenvolvidos no plano de aula abordam temas da geografia relacionados à categoria de análise lugar–espaço de vivência dos alunos, a partir da utilização dos princípios da localização, extensão e conexão fazendo uso de diferentes ferramentas da tecnologia digital, sendo desenvolvido com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual localizada na região central do município de Belo Horizonte/MG. O referencial teórico utilizado para elaboração do plano foi construído nas disciplinas da especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para o Ensino Básica (TICEB), além da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de diferentes autores que abordam o ensino da geografia para o desenvolvimento do raciocínio geográfico e do pensamento espacial, e também de autores que salientam a importância do uso de tecnologias e tecnologias digitais para a vida em sociedade e por consequência para a formação educativa dos estudantes. O desenvolvimento do plano de aula permitirá aos alunos não somente o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas aos conceitos geográficos, bem como ao desenvolvimento de competências socioemocionais, e competências relativas ao uso de geotecnologias específicas da geográfica, mas também do aprendizado e produção de conteúdos em diferentes mídias digitais sobre o espaço de vivência. A realização do plano de aula pretende contribuir para a formação integral do aluno, oportunizando a ele atuar em seu espaço de vivência fazendo uso das diferentes formas de linguagem, mediados pelas tecnologias digitais. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Raciocínio geográfico Espaço Tecnologias digitais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10969 |
Data do documento: | 27-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons