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Type: Dissertação
Title: Quotas in higher education: an academic achievement and labor market analysis
Author: Barros, Felipe Ferreira de
First Advisor: Freguglia, Ricardo da Silva
Co-Advisor: Estevan, Fernanda Gonçalves de la Fuente
Referee Member: Schiavon, Laura de Carvalho
Referee Member: Menezes Filho, Naércio
Resumo: Devido à recente adoção da política de cotas e ao debate público com relação ao tema, fazem deste, um tema relevante para estudos empíricos. A Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF- uma das maiores universidades públicas de Minas Gerais adotou o programa de cotas em 2006. Com dados a nível individual de todos os estudantes ingressantes no período de 2003 a 2010, este trabalho visa investigar (somente de forma descritiva) o desempenho acadêmico e desempenho no mercado de trabalho dos estudantes antes e depois das cotas. Para analisar o desempenho acadêmico, controlamos para o desempenho do aluno com relação aos seus colegas de classe, em somente matérias obrigatórias separando por cursos que exigem alta nota de entrada (seletivos) e cursos que exigem uma menor nota de entrada (não seletivos). No mercado de trabalho, usamos a base de dados da UFJF juntamente com a RAIS. Os resultados indicam que alunos cotistas não ultrapassam, em termos de nota, alunos não cotista em cursos seletivos, no entanto em cursos não seletivos os cotistas se equiparam aos não cotistas. Estatísticas descritivas mostram também que alunos cotistas se aproximam dos alunos não cotistas, em termos de notas. Já no mercado de trabalho os resultados indicam que cotistas tendem a receber um salário menor, 18% menor, em relação à não cotistas. Com relação à probabilidade de encontrar emprego, resultados indicam que cotistas tem maior chance de encontrar emprego durante a graduação, 14% maior. No entanto, a probabilidade de se econtrar emprego depois da graduação é menor para cotistas, 13% menor, em relação à não cotistas.
Abstract: The recent adoption of quota policies by Brazilian Universities, and the public debate on the topic makes it a relevant subject for empirical studies. The Federal University of Juiz de Fora - UFJF - one of the largest public universities in Minas Gerais, adopted the quota program in 2006. Using an individual level database for all incoming students from 2003 to 2010, this study aims to investigate (descriptively) students’ academic and labor market performance before and after the quotas. To analyze academic achievement, we control for performance of students relative to their classmates. We also separate by majors that require high entrance exam score (selective), and majors that require low entrance exam score (non-selective). To analyze performance in the labor market, we link the database provided by UFJF to the RAIS database. Preliminary results indicate that quota students do not improve their relative position in selective majors, however in non-selective majors the quota students catch-up with the non-quota students. Besides the catch-up, quota students and non-quota students are close to each other, in terms of grades. In the labor market, the results indicate that quota students tend to receive a lower salary, 18% less, compared to non-quota students. Regarding the probability of finding a job, we found that quota students are more likely to find a job during graduation, 14% higher. However, the likelihood of finding a job after graduation is lower for quota students, 13% less than for non-quota students.
Keywords: Ação afirmativa
Cotas
Educação superior
Performance acadêmica
Mercado de trabalho
Salário
Affirmative action
Quotas
Higher education
Academic achievement
Labor market
Wages
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Language: eng
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Economia
Program: Programa de Pós-graduação em Economia
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10949
Issue Date: 7-Jun-2019
Appears in Collections:Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações)



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