Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10945
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
flaviadepaivanovaislara.pdf360.71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Práticas educativas entre professores regentes e de apoio
Author: Lara, Flávia de Paiva Novais
First Advisor: Vianna, Márcia Marin
Referee Member: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Referee Member: Cardoso, Michelle Duarte Rios
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a importância da relação colaborativa entre professores regentes e professores de apoio em suas práticas educativas. O objetivo geral é: estabelecer um espaço/tempo de diálogo para problematizar e analisar as relações existentes entre professor regente e professor de apoio; e os específicos são: promover um curso de formação docente; estabelecer um diálogo na escola para destacar a realidade de uma docência pautada na colaboração; discutir a construção de um Plano de Desenvolvimento Individual. Para alcançar esse intento foi planejada uma proposta de intervenção que teve como aplicação um curso de formação docente para professores regentes e de apoio, visando a construção de um Plano de Desenvolvimento Individual para alunos com necessidades educacionais especiais. Tal proposta buscou base teórica em levantamento bibliográfico sobre inclusão escolar, leis, acessibilidade, permanência e práticas educativas. Como conclusões da intervenção, observou-se a necessidade de cursos contínuos de capacitação e o diálogo permanente entre os professores regentes e de apoio, visando a plena formação de seus alunos. Diante dos dados apresentados, mostra-se nítida a ideia de que os desafios da inclusão são intensos, tanto para os professores, gestores, pais e todos os alunos. O aprender exige movimento, pautado em erros e acertos, fazer e refazer, descobrir e redescobrir.
Abstract: -
Keywords: Inclusão
Professores regentes
Professores de apoio
Plano de desenvolvimento individual
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10945
Issue Date: 25-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons