Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10904
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
janainaarrudamarques.pdf3.04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino e aprendizagem sobre estrangeirismos em inglês
Autor(es): Marques, Janaína Arruda
Primeiro Orientador: Oliveira, Rita de Cássia
Membro da banca: Pereira, Álvaro Dyogo
Resumo: Neste trabalho de conclusão de curso é apresentado um Plano de Aula elaborado e fundamentado para tratar os Estrangeirismos de palavras da Língua Inglesa no cotidiano linguístico-cultural da Língua Portuguesa no Brasil. A proposta metodológica é elaborada para se realizar em forma de trabalho interdisciplinar abrangendo as disciplinas Língua Inglesa e Português, e contará, também, com um Intérprete de Libras. Como recurso didático, o Plano foi elaborado para se realizar por meio de ensino híbrido, propondo atividades para a Sala de Aula Invertida e o uso de recursos didáticos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Inicialmente os alunos farão uma pesquisa bibliográfica e/ou de campo das referidas palavras em Inglês no cotidiano e nos espaços de comunicação audiovisual próximos a eles. Em seguida, reunirão os dados coletados e os organizarão em sala de aula coletivamente. Considerando tudo isto, refletirão sobre os contextos históricos e culturais da intensa e diversa inserção de palavras inglesas na linguagem brasileira, seja com “aportuguesamentos” ou não. Como produto final, haverá a organização e produção de uma página web com as palavras estrangeiras, seus significados, seus usos e sua origem, na ferramenta PBworks (de fácil manuseio e gerenciado pelos professores e alunos), podendo seguir com atualizações constantes e por turmas de anos posteriores. Pretende-se, com este Plano de Aula, estimular a memorização dos significados das palavras, a pronúncia delas em Inglês, praticar a leitura e a escrita, desenvolver a pesquisa entre os alunos, despertar a interação entre os alunos com o uso da Língua Inglesa e a inclusão de aluno surdo. Portanto, a expectativa é despertar o interesse, a curiosidade e colaboração no aprendizado da Língua Inglesa, levando a conhecer a sua cultura e a de outro país. Pois educação também é a inserção social e o apoio para que o aluno seja capaz de se posicionar no mundo em que vive.
Abstract: In this study is presented an elaborate and grounded Classroom Plan to treat the English Language Foreign Language in the linguistic-cultural quotidian of the Portuguese Language in Brazil. The methodological proposal is elaborated to be realized in the form of interdisciplinary work covering the disciplines English and Portuguese Language, and will also count with a Performer of Brazilian Sign Language. As a didactic resource, the Plan was designed to be carried out through hybrid teaching, proposing activities for the Inverted Classroom and the use of didactic resources of Information and Communication Technologies (ICTs). Initially the students will make a bibliographical and/or field research of the said words in English in the daily life and in the audiovisual communication spaces next to them. They will then collect the data collected and organize them collectively in the classroom. Considering all this, they will reflect on the historical and cultural contexts of the intense and diverse insertion of English words in the Brazilian language, whether with “contrasting” or not. As final product, there will be the organization and production of a web page with the foreign words, their meanings, their uses and their origin, in the PBworks tool (easy to handle and managed by teachers and students), being able to follow with constant updates and by classes of later years. With this Lesson Plan, it is intended to stimulate the memorization of the meanings of words, pronunciation in English, practice reading and writing, develop research among students, awaken the interaction between students with the use of the English Language and the inclusion of deaf students. Therefore, the expectation is to arouse interest, curiosity and collaboration in learning the English language, leading to know their culture and that of another country. Because education is also the social insertion and support so that the student is able to position himself in the world in which he lives.
Palavras-chave: Estrangeirismo
Plano de aula interdisciplinar
Tecnologias da Comunicação e Informação
Foreignism
Interdisciplinary class plan
Communication and Information Technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10904
Data do documento: 27-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons