https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10887
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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marcoabreudossantos.pdf | 1.98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O uso das tecnologias digitais na compreensão das coordenadas geográficas e no desenvolvimento do pensamento espacial: uma proposta inovadora para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental |
Autor(es): | Santos, Marco Abreu dos |
Primeiro Orientador: | Souza, Andréa Silveira de |
Co-orientador: | Fontes, Roseli Detoni |
Resumo: | O raciocínio geográfico e o pensamento espacial são condições essenciais para que o ser humano localize, compreenda e avalie os eventos naturais e humanos que ocorrem na superfície terrestre e suas conexões existentes entre os fatos de nível local ou global. O objetivo deste plano de aula fundamentado é desenvolver o pensamento espacial relacionado à posição absoluta de objetos na superfície terrestre a partir do sistema de coordenadas geográficas. O presente trabalho está alicerçado em ferramentas digitais da informação e da comunicação e em metodologias ativas de ensino. As tecnologias educacionais incluem videoaulas online, animações gráficas em Flash Player e Shockwave Player e jogos eletrônicos. Esses Recursos Educacionais Abertos (REA) estão disponíveis sob domínio público e podem ser acessados livremente através de computadores e smartphones conectados à Internet. A metodologia ativa de rotação empregada nesta proposta é o modelo de “Sala de Aula Invertida”, que constitui um processo centrado no aluno como protagonista da sua aprendizagem. Nesta proposta, o professor atua como curador de ferramentas digitais e de materiais didáticos online disponíveis na Internet e elabora um roteiro de atividades que serão desenvolvidas em uma plataforma virtual de aprendizagem (Google Classroom). A aquisição dessas aprendizagens será capaz de alterar a percepção e o valor didático-pedagógico atribuído pelos alunos aos dispositivos eletrônicos que os acompanham no cotidiano. Além disso, espera-se que os alunos compreendam e utilizem as ferramentas de geolocalização e desenvolvam a noção de localização no espaço através das diferentes linguagens gráficas e digitais para uma correta leitura de mapa e identificação de informações geográficas nele contidas. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Geografia Coordenadas geográficas Pensamento espacial Tecnologias educacionais Sala de aula invertida |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10887 |
Data do documento: | 27-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
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