Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10886
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariarosimarsilvapedrosa.pdf603.44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Souza, Andréa Silveira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2048874154511835pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fontes, Roseli Detoni-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2307361214531921pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236667Z0pt_BR
dc.creatorPedrosa, Maria Rosimar Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T16:50:49Z-
dc.date.available2019-09-03-
dc.date.available2019-09-24T16:50:49Z-
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10886-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta de plano de aula interdisciplinar com uso das TICs aplicadas ao ensino, e aprendizagem de alunos surdos. O plano visa contemplar alunos surdos nas turmas regulares do ensino fundamental. Se justifica pela ausência de planos de aula que contemplem esses alunos, e sua aprendizagem no cotidiano escolar na disciplina de português com uso de ferramentas tecnológicas como o computador, tablets ou telefone. O ambiente escolar para o qual se destina o plano é o de uma escola pública no município de São João de Meriti, no Estado do Rio de Janeiro. No desenvolvimento tratamos dos conteúdos, assuntos e temas que serão oferecidos na disciplina de português como segunda língua (L2). O que será trabalhado, orienta-se a partir da gramática contemporânea como imposto pelos marcos legais (BRASIL, 2013). O objetivo geral desse trabalho é motivar os professores mediadores dos saberes para o uso das TIC com alunos surdos em sala regular. A proposta caracteriza-se por envolver as TIC com a Língua Portuguesa, e a Libras de acordo com a lei de Libras nº 10.436/2002, o Decreto 5.626/2005 e as diretrizes e bases da educação nacional (KLOH, 2009). Busca-se fazer com que o aluno seja capaz de solucionar problemas de comunicação, compreendendo, e fazendo uso da língua oral pela escrita. Instiga-los para reflexão sobre o ensino do português em contexto tecnológico educativo. Oportunizar os alunos surdos a contextualização com sentido, reforçando o processo de ensino, e aprendizagem da língua portuguesa por meio da aplicabilidade do plano de aula bilíngue. O desenvolvimento metodológico e etapas será realizado no tempo semanal de quatro horas, em duas horas aula. A sequência didática propõe abordagens comunicativas, e audiolíngual. As atividades pré-programadas é para serem desenvolvidas em conjunto com o professor, alunos, e intérprete tradutor. Os recursos TIC são os disponíveis na escola como os computadores, com ou sem internet, tablets ou telefones. Na conclusão, fica proposto com uso da TIC um livro digital com o conteúdo nas duas línguas; Português escrito, e a Libras visual espacial produzido pelos alunos. Nas considerações finais relataremos as intervenções, os pontos relevantes na elaboração visto que ela é diferenciada, e aplicada para a aprendizagem de alunos surdos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlano de aulapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_BR
dc.subjectTICspt_BR
dc.subjectAluno Surdopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleRecursos pedagógicos na educação de surdos no Ensino Fundamental: uma proposta didática a partir das tecnologias da informação e da comunicaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons