https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10886
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mariarosimarsilvapedrosa.pdf | 603.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Recursos pedagógicos na educação de surdos no Ensino Fundamental: uma proposta didática a partir das tecnologias da informação e da comunicação |
Autor(es): | Pedrosa, Maria Rosimar Silva |
Primeiro Orientador: | Souza, Andréa Silveira de |
Co-orientador: | Fontes, Roseli Detoni |
Membro da banca: | Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de |
Resumo: | Esse trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta de plano de aula interdisciplinar com uso das TICs aplicadas ao ensino, e aprendizagem de alunos surdos. O plano visa contemplar alunos surdos nas turmas regulares do ensino fundamental. Se justifica pela ausência de planos de aula que contemplem esses alunos, e sua aprendizagem no cotidiano escolar na disciplina de português com uso de ferramentas tecnológicas como o computador, tablets ou telefone. O ambiente escolar para o qual se destina o plano é o de uma escola pública no município de São João de Meriti, no Estado do Rio de Janeiro. No desenvolvimento tratamos dos conteúdos, assuntos e temas que serão oferecidos na disciplina de português como segunda língua (L2). O que será trabalhado, orienta-se a partir da gramática contemporânea como imposto pelos marcos legais (BRASIL, 2013). O objetivo geral desse trabalho é motivar os professores mediadores dos saberes para o uso das TIC com alunos surdos em sala regular. A proposta caracteriza-se por envolver as TIC com a Língua Portuguesa, e a Libras de acordo com a lei de Libras nº 10.436/2002, o Decreto 5.626/2005 e as diretrizes e bases da educação nacional (KLOH, 2009). Busca-se fazer com que o aluno seja capaz de solucionar problemas de comunicação, compreendendo, e fazendo uso da língua oral pela escrita. Instiga-los para reflexão sobre o ensino do português em contexto tecnológico educativo. Oportunizar os alunos surdos a contextualização com sentido, reforçando o processo de ensino, e aprendizagem da língua portuguesa por meio da aplicabilidade do plano de aula bilíngue. O desenvolvimento metodológico e etapas será realizado no tempo semanal de quatro horas, em duas horas aula. A sequência didática propõe abordagens comunicativas, e audiolíngual. As atividades pré-programadas é para serem desenvolvidas em conjunto com o professor, alunos, e intérprete tradutor. Os recursos TIC são os disponíveis na escola como os computadores, com ou sem internet, tablets ou telefones. Na conclusão, fica proposto com uso da TIC um livro digital com o conteúdo nas duas línguas; Português escrito, e a Libras visual espacial produzido pelos alunos. Nas considerações finais relataremos as intervenções, os pontos relevantes na elaboração visto que ela é diferenciada, e aplicada para a aprendizagem de alunos surdos. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Plano de aula Didática Estratégias pedagógicas TICs Aluno Surdo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10886 |
Data do documento: | 27-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons