Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10881
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gislaineaparecidadebrito.pdf210.32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Formação continuada atrelada à qualidade de ensino de alunos com altas habilidades/superdotação
Author: Brito, Gislaine Aparecida de
First Advisor: Oliveira, Juliana Célia de
Referee Member: Santiago, Mylene Cristina
Referee Member: Cardoso, Michelle Duarte Rios
Resumo: Este estudo teve como objetivos analisar as necessidades de formação dos docentes no que se refere à formação continuada, voltado para as áreas de Educação Especial, dando ênfase em Altas Habilidades/Superdotação e estimular o interesse por parte dos professores sobre o tema. Para tanto foi realizado um projeto de intervenção, com aplicação inicial de um questionário semiestruturado para todos os professores, de uma determinada escola da rede pública no município de Piranga/MG e, posteriormente, foi produzida uma cartilha contendo informações sobre o tema AH/S para ser entregue aos professores. A escola participante, que atende atualmente aos seguimentos Educação Infantil (pré-escola) e a primeira etapa do Ensino Fundamental, conta com 34 professores, sendo destes 29 regentes de turma e 5 professores apoio. Participaram do projeto de intervenção facultativamente 12 professores no total. Os resultados evidenciaram que muitos docentes quando indagados a escolher uma área de formação da Educação Especial de maior relevância para si, colocaram as AH/S como de menor relevância em comparação com as demais. Em contrapartida, quando perguntados se tinham algum interesse em cursos com a mesma temática, a maioria respondeu que sim. Em seguida, os resultados compilados foram encaminhados em forma de requerimento à Secretaria Municipal de Educação do próprio município onde a pesquisa foi aplicada, para que a mesma pudesse a partir dos dados, oferecer cursos de capacitação/especialização para seu corpo docente com base nas suas necessidades e escolhas. Considera-se que a cartilha entregue aos professores em forma impressa proporcionou reflexões e momentos de orientação ao corpo docente
Abstract: -
Keywords: Altas Habilidades/Superdotação
Professor
Formação continuada
Intervenção
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10881
Issue Date: 25-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons