https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10879
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
janainacristinapereirabarboza.pdf | 632.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marin, Márcia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Antunes, Katiuscia Cristina Vargas | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702849U5 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cardoso, Michelle Duarte Rios | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4299752T2 | pt_BR |
dc.creator | Barboza, Janaina Cristina Pereira | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T14:54:17Z | - |
dc.date.available | 2019-09-23 | - |
dc.date.available | 2019-09-24T14:54:17Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10879 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho relata a aplicação de um projeto de intervenção pedagógica denominado “A hora da Inclusão”, realizado em uma escola da rede pública estadual da cidade de Conselheiro Lafaiete/MG, que possui alunos com deficiência frequentando a sala de aula comum e a sala de recursos multifuncionais. O objetivo deste projeto foi de possibilitar um trabalho colaborativo entre os professores da sala de aula comum e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), com foco nas práticas pedagógicas a fim de garantir a inclusão desses alunos na escola. Para viabilizar essa estratégia, professores do ensino regular e do AEE precisam trabalhar juntos, planejando de forma articulada ações em sala de aula, solucionando problemas e elaborando adaptações curriculares para o desenvolvimento escolar e social do aluno com deficiência. Com os resultados obtidos identificou-se que esse trabalho colaborativo é fundamental para a inclusão dos alunos com deficiência. Porém, nem sempre os professores estabelecem diálogo para construir um planejamento colaborativo e para compreender as especificidades dos alunos que exigem respostas educativas específicas para que possam aprender e se desenvolver, ainda ficou evidente que cabe também à gestão escolar promover momentos para que esse diálogo aconteça | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente colaborativo | pt_BR |
dc.subject | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Trabalho colaborativo entre o AEE e o professor regente: a hora da inclusão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License