Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10879
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
janainacristinapereirabarboza.pdf632.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Trabalho colaborativo entre o AEE e o professor regente: a hora da inclusão
Autor(es): Barboza, Janaina Cristina Pereira
Primeiro Orientador: Marin, Márcia
Membro da banca: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Membro da banca: Cardoso, Michelle Duarte Rios
Resumo: O trabalho relata a aplicação de um projeto de intervenção pedagógica denominado “A hora da Inclusão”, realizado em uma escola da rede pública estadual da cidade de Conselheiro Lafaiete/MG, que possui alunos com deficiência frequentando a sala de aula comum e a sala de recursos multifuncionais. O objetivo deste projeto foi de possibilitar um trabalho colaborativo entre os professores da sala de aula comum e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), com foco nas práticas pedagógicas a fim de garantir a inclusão desses alunos na escola. Para viabilizar essa estratégia, professores do ensino regular e do AEE precisam trabalhar juntos, planejando de forma articulada ações em sala de aula, solucionando problemas e elaborando adaptações curriculares para o desenvolvimento escolar e social do aluno com deficiência. Com os resultados obtidos identificou-se que esse trabalho colaborativo é fundamental para a inclusão dos alunos com deficiência. Porém, nem sempre os professores estabelecem diálogo para construir um planejamento colaborativo e para compreender as especificidades dos alunos que exigem respostas educativas específicas para que possam aprender e se desenvolver, ainda ficou evidente que cabe também à gestão escolar promover momentos para que esse diálogo aconteça
Abstract: -
Palavras-chave: Inclusão escolar
Educação especial
Trabalho docente colaborativo
Atendimento educacional especializado
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10879
Data do documento: 25-Mai-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons