Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10878
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jorfinarodriguesgomes.pdf625.82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A percepção de professores sobre seu processo formativo frente ao desafio da construção de uma escola inclusiva
Autor(es): Gomes, Jorfina Rodrigues
Primeiro Orientador: Martins, Elita Betania de Andrade
Membro da banca: Oliveira, Juliana Célia de
Membro da banca: Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp
Resumo: O objetivo deste estudo foi conhecer a opinião de professores sobre seu processo formativo frente ao desafio da construção de uma escola inclusiva. Para isso, com base em leituras como Mantoan, (2003), Pletsch, (2009) e Vilaronga e Mendes, (2014), foi realizado um projeto de intervenção junto a 10 (dez) docentes de uma escola pública de um município da zona da mata mineira, que incluiu três momentos: aplicação de um questionário, realização de dinâmica e discussão a partir da descrição de um caso de aluno com deficiência. As atividades permitiram a manifestação dos professores sobre seu processo de formação, assim como reflexão sobre sua prática docente. Os resultados indicaram sentimento de insegurança dos professores frente a situações vivenciadas no processo de inclusão escolar e a necessidade de se incentivar o desenvolvimento de formação continuada
Abstract: -
Palavras-chave: Inclusão
Deficiência
Formação de professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10878
Data do documento: 25-Mai-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.