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dc.contributor.advisor1Nobre, Luciane Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3349439805356437pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cardoso, Michelle Duarte Rios-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5253778782445993pt_BR
dc.creatorlima, Jiordana Alves de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9919680042476272pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T14:24:48Z-
dc.date.available2019-09-24-
dc.date.available2019-09-24T14:24:48Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10877-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso se configura como um projeto de intervenção e traz como objetivo analisar as concepções docentes acerca da Educação Inclusiva, mais objetivamente sobre como se dá o processo de inclusão dos alunos com deficiência em sala de aula, bem como pensar estratégias de ensino que contemple uma educação voltada para todos, tendo como ponto de partida a seguinte questão: Como se dá a relação professor e a diversidade e como é feita a inclusão do aluno com deficiência na sala de aula? A pesquisa aconteceu em uma escola da rede municipal de uma cidade mineira, com um grupo de aproximadamente quinze profissionais escolares, dentre eles: professores, coordenador, diretor, demais profissionais e alunos, haja vista que a inclusão se faz com a participação de todos. Para concretização desse trabalho, o primeiro passo foi à aplicação de um questionário e o resultado analisado por mim e discutido com os quinze profissionais participantes da pesquisa, proporcionando compreensões acerca do processo de inclusão do aluno na sala de aula. Para fundamentar o trabalho foram utilizados autores que abordam a temática, como Mitler (2003), Chiarottino (1988), Drago (2010), Diez (2010), Mantoan (2003) e Paulo Freire (1995). A partir desse projeto foi possível concluir que os alunos entendem bem o ato de incluir e de dar ao outro as mesmas possibilidades, e na prática já a cumprem. Já em relação aos docentes percebi, de início, uma abstração de responsabilidades, uma teoria descontextualizada da prática, o que cria barreiras para que a educação inclusiva seja viabilizada. Acresce-se a isso, a falta de direcionamento no Projeto Político Pedagógico, haja vista que esse é fundamental para adaptação curricular, criando subsídios específicos para o atendimento do aluno com deficiência e ou dificuldade de aprendizagem. O resultado da pesquisa culminou numa abordagem a prática pedagógica que busca pensar na diversidade, abordando métodos e estratégias que tenham como objetivo contemplar a diferença e viabilizar as possibilidades para a apropriação e construção do conhecimento no espaço escolarpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleRepensando a prática pedagógica com um olhar inclusivo na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



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