https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10877
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jiordanaalvesdesouzalima.pdf | 156.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Repensando a prática pedagógica com um olhar inclusivo na escola |
Autor(es): | lima, Jiordana Alves de Souza |
Primeiro Orientador: | Nobre, Luciane Aparecida |
Co-orientador: | Cardoso, Michelle Duarte Rios |
Membro da banca: | Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso se configura como um projeto de intervenção e traz como objetivo analisar as concepções docentes acerca da Educação Inclusiva, mais objetivamente sobre como se dá o processo de inclusão dos alunos com deficiência em sala de aula, bem como pensar estratégias de ensino que contemple uma educação voltada para todos, tendo como ponto de partida a seguinte questão: Como se dá a relação professor e a diversidade e como é feita a inclusão do aluno com deficiência na sala de aula? A pesquisa aconteceu em uma escola da rede municipal de uma cidade mineira, com um grupo de aproximadamente quinze profissionais escolares, dentre eles: professores, coordenador, diretor, demais profissionais e alunos, haja vista que a inclusão se faz com a participação de todos. Para concretização desse trabalho, o primeiro passo foi à aplicação de um questionário e o resultado analisado por mim e discutido com os quinze profissionais participantes da pesquisa, proporcionando compreensões acerca do processo de inclusão do aluno na sala de aula. Para fundamentar o trabalho foram utilizados autores que abordam a temática, como Mitler (2003), Chiarottino (1988), Drago (2010), Diez (2010), Mantoan (2003) e Paulo Freire (1995). A partir desse projeto foi possível concluir que os alunos entendem bem o ato de incluir e de dar ao outro as mesmas possibilidades, e na prática já a cumprem. Já em relação aos docentes percebi, de início, uma abstração de responsabilidades, uma teoria descontextualizada da prática, o que cria barreiras para que a educação inclusiva seja viabilizada. Acresce-se a isso, a falta de direcionamento no Projeto Político Pedagógico, haja vista que esse é fundamental para adaptação curricular, criando subsídios específicos para o atendimento do aluno com deficiência e ou dificuldade de aprendizagem. O resultado da pesquisa culminou numa abordagem a prática pedagógica que busca pensar na diversidade, abordando métodos e estratégias que tenham como objetivo contemplar a diferença e viabilizar as possibilidades para a apropriação e construção do conhecimento no espaço escolar |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Estratégias de ensino Diversidade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10877 |
Data do documento: | 25-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons