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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Repensando a prática pedagógica com um olhar inclusivo na escola
Autor(es): lima, Jiordana Alves de Souza
Primeiro Orientador: Nobre, Luciane Aparecida
Co-orientador: Cardoso, Michelle Duarte Rios
Membro da banca: Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso se configura como um projeto de intervenção e traz como objetivo analisar as concepções docentes acerca da Educação Inclusiva, mais objetivamente sobre como se dá o processo de inclusão dos alunos com deficiência em sala de aula, bem como pensar estratégias de ensino que contemple uma educação voltada para todos, tendo como ponto de partida a seguinte questão: Como se dá a relação professor e a diversidade e como é feita a inclusão do aluno com deficiência na sala de aula? A pesquisa aconteceu em uma escola da rede municipal de uma cidade mineira, com um grupo de aproximadamente quinze profissionais escolares, dentre eles: professores, coordenador, diretor, demais profissionais e alunos, haja vista que a inclusão se faz com a participação de todos. Para concretização desse trabalho, o primeiro passo foi à aplicação de um questionário e o resultado analisado por mim e discutido com os quinze profissionais participantes da pesquisa, proporcionando compreensões acerca do processo de inclusão do aluno na sala de aula. Para fundamentar o trabalho foram utilizados autores que abordam a temática, como Mitler (2003), Chiarottino (1988), Drago (2010), Diez (2010), Mantoan (2003) e Paulo Freire (1995). A partir desse projeto foi possível concluir que os alunos entendem bem o ato de incluir e de dar ao outro as mesmas possibilidades, e na prática já a cumprem. Já em relação aos docentes percebi, de início, uma abstração de responsabilidades, uma teoria descontextualizada da prática, o que cria barreiras para que a educação inclusiva seja viabilizada. Acresce-se a isso, a falta de direcionamento no Projeto Político Pedagógico, haja vista que esse é fundamental para adaptação curricular, criando subsídios específicos para o atendimento do aluno com deficiência e ou dificuldade de aprendizagem. O resultado da pesquisa culminou numa abordagem a prática pedagógica que busca pensar na diversidade, abordando métodos e estratégias que tenham como objetivo contemplar a diferença e viabilizar as possibilidades para a apropriação e construção do conhecimento no espaço escolar
Abstract: -
Palavras-chave: Educação inclusiva
Estratégias de ensino
Diversidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10877
Data do documento: 25-Mai-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



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