Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10849
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
franciscaedjanemarcelinomagalhaesscacabarossi.pdf2.23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Tese
Título: Reflexões, perspectivas e práticas no ensino de ciências e matemática nos anos iniciais: estudo de caso de uma professora em início da docência
Autor(es): Scacabarossi, Francisca Edjane Marcelino Magalhães
Primeiro Orientador: Carneiro, Reginaldo Fernando
Co-orientador: Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha
Membro da banca: Silva, Amarildo Melchiades da
Membro da banca: Afonso, Andreia Francisco
Membro da banca: Grando, Regina Celia
Membro da banca: Geremias, Bethânia Medeiros
Resumo: Este trabalho apresenta a pesquisa que tem como objetivo compreender os desafios, sentimentos e práticas docentes de uma professora iniciante ao ensinar ciências e matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Colégio de Aplicação da UFRR. Compreendemos o início de carreira como sendo os cinco primeiros anos de docência nos anos iniciais, corroborando o trabalho de Nono e Mizukami. As questões que norteiam o estudo são: Como uma professora no início da docência vivencia a prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental e como relaciona essa vivência com a sua história de vida profissional? Como a professora iniciante se insere e é inserida na escola? Quais os processos utilizados na ressignificação e restruturação do conhecimento acadêmico no ensino de ciências e matemática da professora para se adaptar às necessidades pedagógicas e metodológicas impostas pelo ambiente escolar? A pesquisa está fundamentada nos pressupostos teóricos do estudo de caso na perspectiva de Yin, porque buscamos a profundidade no trato com a realidade analisada, que vai além de descrever fatos ou situações, mas busca proporcionar conhecimentos referentes ao fenômeno estudado. Um dos pontos fortes do estudo de caso é a oportunidade de utilizar diferentes fontes de dados e o uso da triangulação para combinar e descrever essas fontes. Poucos trabalhos focalizam o início da docência nos anos iniciais, porém buscamos aporte teórico, em especial nos trabalhos realizados no período de 2006 a 2016. Para a produção de dados, utilizamos o questionário de caracterização, a observação, o diário de campo e as narrativas. Acompanhamos a professora no período de agosto a dezembro de 2017 e procuramos compreender as concepções e os entendimentos sobre ser professora iniciante e sobre o ensino de ciências e matemática nos anos iniciais. O estudo possibilitou reconhecer a riqueza que reside nas práticas pedagógicas da professora e a construção de seu fazer docente a cada dia de experiência em sala de aula. Esse movimento fez com que a professora, no ato de narrar sua vida, começasse a refletir sobre seu fazer docente e enriquecesse ainda mais suas práticas pedagógicas, além de reconhecer-se como parte integrante do sistema educacional. Os resultados evidenciaram a complexidade da inserção do professor na carreira docente e seus sentimentos de sobrevivência e descoberta nessa fase inicial. A pesquisa também apontou a necessidade de iniciativas de acolhimento desses professores na comunidade escolar, visto que foram destacados os dilemas, as angústias e as dificuldades presentes no início da profissão da professora Flor, o que revelou que o professor se reinventa para construir sua identidade profissional.
Abstract: This work presents a research that aims to understand the challenges, feelings and teaching practices of a beginning teacher while teaching science and mathematics in the early years of elementary school at “Colégio de Aplicação” (School lab) of Federal University of Roraima. We understand the beginning of career as the first five years of teaching in the early years, corroborating the work of Nono and Mizukami. The questions that guide the study are: How does a teacher at the beginning of teaching experience the pedagogical practice in the early years of Elementary Education and how does this experience relate to her professional life? How does the beginning teacher is inserted and insert herself in school? What are the processes used in the re-signification and restructuring of academic knowledge in the teaching of science and mathematics of the teacher to adapt to the pedagogical and methodological needs imposed by the school environment? The research is based on the theoretical assumptions of the case study from Yin's perspective, because we seek depth in dealing with the analyzed reality that goes beyond describing facts or situations, but seeks to provide knowledge regarding the phenomenon studied. One of the strengths of the case study is the opportunity to use different data sources and the use of triangulation to combine and describe these sources. There are few papers focusing on the beginning of teaching in the initial years, but we seek a theoretical contribution, especially in the works carried out from 2006 to 2016. For the production of data we used the characterization questionnaire, observation, logbook and narratives. We followed the teacher from August to December 2017 and sought to understand the conceptions and understandings of being a beginning teacher and of teaching science and mathematics in the early years. The study made it possible to recognize the richness that resides in the pedagogical practices of the teacher and the construction of teaching knowledge with each day of experience in the classroom. This movement made the teacher, in the act of telling her life, begin to reflect on her teaching and to enrich her pedagogical practices even more, and to recognize herself as an integral part of the educational system. The results evidenced the complexity of the teacher's insertion in the teaching career and their feelings of survival and discovery in this initial phase. The research also pointed out the need for initiatives to host these teachers in the school community, as it highlighted the dilemmas, anguish and difficulties present at the beginning of the profession of Professor Flor which revealed that the teacher reinvents himself to build his professional identity.
Palavras-chave: Início de carreira
Ensino de Ciências e Matemática
Anos iniciais do ensino fundamental.
Early career
Teaching Science and Mathematics
Early years of elementary school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10849
Data do documento: 24-Abr-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (Teses)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons