https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10795
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
estelagarciadasilveirarossato.pdf | 2.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Martins, Elita Betania de Andrade | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9432703757983593 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Jesus, Alan Willian de | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8527713159699794 | pt_BR |
dc.creator | Rossato, Estela Garcia da Silveira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-11T14:53:58Z | - |
dc.date.available | 2019-09-11 | - |
dc.date.available | 2019-09-11T14:53:58Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10795 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho visa subsidiar o professor generalista com informações teóricas sobre a deficiência intelectual e estratégias pedagógicas que o auxiliem a incluir alunos com deficiência intelectual na sala de aula regular de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, propõe-se a conhecer as características da deficiência intelectual; investigar recursos de desenho universal que favoreçam a aprendizagem de produção textual por alunos com deficiência intelectual; provocar mudança de atitude para que a inclusão escolar se concretize e favorecer oportunidades para que o professor reflita sobre a sua prática, troque experiências, ensine e aprenda com o outro. Neste trabalho, fizemos uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com vistas a fazer a partir desses levantamentos, a produção de uma proposta de intervenção para o aprimoramento da competência escritora de uma aluna de EJA matriculada no Ensino Fundamental – Anos finais. Pretende-se defender a ideia, como afirma Antunes (2012), de que com adaptações curriculares e trabalho colaborativo é possível criar condições para que a aluna com deficiência intelectual se aproprie de saberes escolares referentes à produção de texto. Para isso, considerar-se-á o conceito de zona proximal do desenvolvimento de Vygotsky (2002), em que se parte do conteúdo que a aluna já conhece e propõem desafios plausíveis de serem atingidos pela estudante mediante o auxílio do professor. As análises das produções textuais da aluna permitiram constatar que, com o adequado apoio educacional, estratégias de ensino diferenciadas e uma postura de engajamento e respeito às potencialidades da discente é possível favorecer a aprendizagem da competência escritora de alunos com deficiência intelectual | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Zona proximal de desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Desenho universal de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento da produção escrita de alunos com deficiência intelectual na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License