Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10793
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
grazielegomesleiteleal.pdf384.07 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Gamificação: uma proposta lúdica para os anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Leal, Graziele Gomes Leite
Orientador: Teixeira, Beatriz de Basto
Co-orientador: Barros, Juliana de Carvalho
Resumo: O presente trabalho visa trazer uma proposta lúdica pedagógica para a etapa da alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A temática busca um avanço dos alunos no processo de aquisição da linguagem oral, escrita e digital através da estratégia de ensino da gamificação e utilização de novas tecnologias. As situações dos jogos foram transpostas para situações de aprendizagens, através do letramento literário com diferentes desafios. Com esse propósito, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre alfabetização e gamificação além da elaboração de um plano de aula para uma possível aplicação. De acordo com o exposto, conclui-se que é possível criar uma prática inovadora, motivadora e ativa com o uso de tecnologias da informação e comunição na Educação Básica.
Resumen : -
Palabras clave : Gamificação
Alfabetização
Novas tecnologias
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10793
Fecha de publicación : 15-jul-2019
Aparece en las colecciones: Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons