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dc.contributor.advisor1Oliveira, Rita de Cassia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Romero, Sheila Rigante-
dc.creatorRamos, Dildelbe José-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-11T14:49:18Z-
dc.date.available2019-09-05-
dc.date.available2019-09-11T14:49:18Z-
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10790-
dc.description.abstractWhen thinking about Inclusive Education one must analyze the reality of the school and especially the limitations that the student presents when he is inserted in the school environmentof schools of Regular Education. We can not demand that the results for these students be the same as for students who are considered “normal learners”. Thus, a lesson was planned in which students with special educational needs may feel truly “included” in the learning process. Communication is humanity's oldest interaction medium. Thinking in this context the students will present a theatrical play of the fairy tale “A Cinderella”, with the support and guidance of the Portuguese Language teacher. The teacher, in these cases, should develop a differentiated methodology that privileges the patience and attention to the needs of the special students. In the alternative communication the student will be able to demonstrate their feelings, their needs and according to the evolution of the activities, to have their development stimulated in the Resource Room, with the teacher of support and, mainly in their insertion in the classroom environment of Teaching Regular. From the reading of the original text of the fairy tale to its final production, that is, its re-reading by the students of the class, it is necessary tha the Portuguese Language teacher guides and accompanies the students, so that they feel supported and encouraged to participate in the teaching-learning process. These students often come to school for fear of not accepting their limitations by peers and the demands of the regular teacher, so the support teacher will be the differentiator of this insertion of the student in that environment. It is expected that in the end, students will not only present satisfactory results in learning, but also make this example of inclusion of students with special educational needs a model for other classes and even for other schools.pt_BR
dc.description.resumoAo pensar em Educação Inclusiva deve-se analisar a realidade da escola e principalmente as limitações que o estudante apresenta no momento em que é inserido no ambiente escolar de escolas de Ensino Regular. Não podemos exigir que os resultados para esses alunos sejam os mesmos de alunos tidos como “alunos normais”. Sendo assim, foi planejada uma aula na qual os alunos com necessidades educacionais especiais possam se sentir realmente “incluídos” no processo de aprendizagem. A comunicação é o meio de interação mais antigo da humanidade. Pensando nesse contexto os alunos irão apresentar uma peça teatral do conto de fadas “A Cinderela”, com o apoio e orientação do professor de Língua Portuguesa. O professor, nestes casos, deve desenvolver uma metodologia diferenciada, que privilegie a paciência e a atenção às necessidades dos estudantes especiais. Na comunicação alternativa o estudante poderá demonstrar seus sentimentos, suas necessidades e de acordo com a evolução das atividades, ter seu desenvolvimento estimulado na Sala de Recursos, com o professor de apoio e, principalmente na sua inserção no ambiente escolar da sala de aula de Ensino Regular. Desde a leitura do texto original do conto de fadas até a sua produção final, ou seja, sua releitura pelos alunos da turma é preciso que o professor de Língua Portuguesa oriente e acompanhe os alunos, para que eles se sintam apoiados e incentivados a participarem do processo de ensino-aprendizagem. Esses estudantes muitas vezes chegam a escola com medo da não aceitação de suas limitações pelos colegas e pelas exigências do professor do ensino regular, assim, o professor de apoio será o diferenciador dessa inserção do estudante nesse ambiente. É esperado que ao final os alunos além de apresentarem resultados satisfatórios na aprendizagem, possam também fazer com que esse exemplo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais se torne modelo para as outras turmas e até mesmo para outras escolas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConto de fadaspt_BR
dc.subjectInserçãopt_BR
dc.subjectComunicação alternativapt_BR
dc.subjectReleiturapt_BR
dc.subjectMetodologia diferenciadapt_BR
dc.subjectFairy talept_BR
dc.subjectInsertionpt_BR
dc.subjectAlternative communicationpt_BR
dc.subjectRereadingpt_BR
dc.subjectDifferentiated methodologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs tecnologias da informação na formação de alunos com alunos necessidades educacionais especiais: o processo cognitivo e a educação inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



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