https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10786
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
fabianamartinsdovalle.pdf | 423 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Beatriz de Basto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barros, Juliana de Carvalho | - |
dc.creator | Valle, Fabiana Martins do | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-11T14:44:29Z | - |
dc.date.available | 2019-09-10 | - |
dc.date.available | 2019-09-11T14:44:29Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10786 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho traz uma proposta de plano de aula fundamentado para a disciplina de Matemática na etapa do Ensino Fundamental. O cenário educacional mostra que as crianças que estão atualmente na escola são muito diferentes das crianças de tempos passados. O mundo mudou. Os tempos e os espaços mudaram. As práticas docentes devem acompanhar as mudanças. O modo de ensinar precisa ganhar novos contornos. Assim, este plano de aula tem como objetivo geral propor atividades para o trabalho com frações utilizando o computador como recurso tecnológico, pesquisa e atividades práticas e lúdicas que visem despertar a curiosidade nos pequenos e uma mudança de olhar para a disciplina de Matemática, tão importante para uma leitura do mundo. Nossa pesquisa bibliográfica se baseia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) como um documento normativo que traz algumas competências que devem ser alcançadas pelos alunos no Ensino Fundamental no conteúdo de Matemática; em Moran (2015) sobre metodologias ativas e em Medeiros e Schimiguel (2012) acerca dos jogos eletrônicos como instrumentos motivadores no processo de aprendizagem no Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Computador | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Números fracionários: construindo conceitos a partir de uma proposta utilizando tecnologia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License