https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10780
File | Description | Size | Format | |
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cristinaaparecidasancho.pdf | 381.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Machado, Carla Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Amanda Cristina Bastos | - |
dc.creator | Sancho, Cristina Aparecida | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-11T14:36:50Z | - |
dc.date.available | 2019-09-09 | - |
dc.date.available | 2019-09-11T14:36:50Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10780 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão do curso de Especialização em Tecnologias da Comunicação na Educação Básica (TICEB) é desenvolvido como um plano de aula. O objetivo principal é introduzir as tecnologias da informação e comunicação nas salas de aula, a fim de ampliar as práticas de ensino. O trabalho em questão se valerá de mídias disponibilizadas no Youtube para construir sua proposta. A intenção é romper com paradigmas construídos historicamente e que se mantém na nossa sociedade até os dias de hoje. Paradigmas que marcam e excluem grupos devido a sua raça, gênero, nível de linguagem ou condição social. Nesse sentido, pensamos em despertar o senso crítico dos alunos por meio de vídeos que discutam tais questões e também ampliar essas discussões com poemas que possuam cunho social. Para isso, utilizaremos nomes como Elisa Lucinda, Conceição Evaristo e Cristiane Sobral e Slams poéticos presentes no Youtube. Assim, poderemos promover uma inquietação nos alunos acerca de como o racismo e a intolerância em relação ao outro é estabelecido; incitar a classe às causas geradoras das diferenças raciais, sociais e de gênero; criar novos significados para conhecimentos pré-concebidos e amenizar atos vistos como comuns, além de ressignificar ações. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Resistência | pt_BR |
dc.subject | Mídias | pt_BR |
dc.subject | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | Slam | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Slam poético: uma ferramenta literária de resistência e existência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
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