Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10780
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cristinaaparecidasancho.pdf381.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Slam poético: uma ferramenta literária de resistência e existência
Autor(es): Sancho, Cristina Aparecida
Primeiro Orientador: Machado, Carla Silva
Membro da banca: Costa, Amanda Cristina Bastos
Resumo: O presente trabalho de conclusão do curso de Especialização em Tecnologias da Comunicação na Educação Básica (TICEB) é desenvolvido como um plano de aula. O objetivo principal é introduzir as tecnologias da informação e comunicação nas salas de aula, a fim de ampliar as práticas de ensino. O trabalho em questão se valerá de mídias disponibilizadas no Youtube para construir sua proposta. A intenção é romper com paradigmas construídos historicamente e que se mantém na nossa sociedade até os dias de hoje. Paradigmas que marcam e excluem grupos devido a sua raça, gênero, nível de linguagem ou condição social. Nesse sentido, pensamos em despertar o senso crítico dos alunos por meio de vídeos que discutam tais questões e também ampliar essas discussões com poemas que possuam cunho social. Para isso, utilizaremos nomes como Elisa Lucinda, Conceição Evaristo e Cristiane Sobral e Slams poéticos presentes no Youtube. Assim, poderemos promover uma inquietação nos alunos acerca de como o racismo e a intolerância em relação ao outro é estabelecido; incitar a classe às causas geradoras das diferenças raciais, sociais e de gênero; criar novos significados para conhecimentos pré-concebidos e amenizar atos vistos como comuns, além de ressignificar ações.
Abstract: -
Palavras-chave: Literatura
Resistência
Mídias
Mulheres negras
Slam
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10780
Data do documento: 27-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons