https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10770
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
grimbergdaillisilva.pdf | 370.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Beatriz de Basto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Barros, Juliana de Carvalho | - |
dc.creator | Silva, Grimberg Dailli | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-11T14:29:08Z | - |
dc.date.available | 2019-09-13 | - |
dc.date.available | 2019-09-11T14:29:08Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10770 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente plano de aula configura-se como uma proposta de produção de videoaulas de Língua Portuguesa pelos alunos do último ano do ensino fundamental. Através dos seus telefones celulares inteligentes – os smartphones, de técnicas orientadas pelo professor responsável e o monitor de informática da escola e, principalmente, pela habilidade com os recursos tecnológicos, característica da geração digital, estes sujeitos são convidados a reelaborar alguns conteúdos curriculares desta etapa de escolarização. Ao utilizar a linguagem do audiovisual, atrelada ao seu jeito de ser e de entender o mundo, o projeto procura exercitar, no jovem estudante, a autonomia, o trabalho colaborativo e o protagonismo na construção do conhecimento. Além disso, promove a inclusão digital, o uso esclarecido das TICs, a pesquisa crítica e a interação entre os pares e com a comunidade, em geral. A criação de vídeos autorais, bem como a possibilidade de postagem em uma plataforma digital, incentivará o ensino e o aprendizado dinâmicos fazendo com que o conhecimento escolar seja mais fácil e prazerosamente assimilado e socializado. Mais do que um objeto-símbolo da cultura e do consumo na contemporaneidade, em constante presença nas mãos dos adolescentes e jovens alunos, com suas polêmicas e proibições de uso nos espaços educativos, o celular pode se tornar um auxílio pedagógico no processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Smartphone | pt_BR |
dc.subject | Videoaula | pt_BR |
dc.subject | TIC | pt_BR |
dc.subject | Método de ensino | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | “Posso usar o celular?”: proposta de produção de videoaulas de língua portuguesa em smartphones dos alunos do último ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License