Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10769
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
icarosousaoliva.pdf229.51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Juliana de Carvalho-
dc.creatorOliva, Icaro Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-11T14:27:52Z-
dc.date.available2019-09-10-
dc.date.available2019-09-11T14:27:52Z-
dc.date.issued2019-04-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10769-
dc.description.abstractThe present work of conclusion of course offers a suggestion of lesson plan for the 2nd year of High School involving the subjects of Geography and Biology, making use of smartphones and internet connection. The objective of this work is to make possible the potential of learning through the use of a resource that is already present in the daily life of students and teachers - the smartphone. Involving content that touches on different disciplines, the method of work will require the photographic registration of birds in our city and the creation of a portfolio with information searched on the Internet, more specifically on the Wikiaves portal. The ready-made portfolio should be stored in virtual media, such as blogs or cloud storage, and also exposed to the school community, in order to attract everyone's attention. It is hoped that the teacher will finally recognize the use of the cellular apparatus in the classroom as a potential tool for building knowledge, bringing it closer to its pedagogical practice.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso oferece uma sugestão de plano de aula para o 2º ano do Ensino Médio envolvendo as disciplinas de Geografia e Biologia, fazendo uso de smartphones e conexão à internet. O objetivo deste trabalho é possibilitar a potencialização do aprendizado através do uso de um recurso já bastante presente no cotidiano dos alunos e dos professores – o smartphone. Envolvendo conteúdos que se tocam em disciplinas diferentes, o método de trabalho demandará o registro fotográfico de aves da nossa cidade e a confecção de um portfólio com informações pesquisadas na internet, mais especificamente no portal Wikiaves. O portfólio confeccionado deverá ser armazenado em meios virtuais, sendo estes blogs ou armazenamento em nuvem, e também exposto para a comunidade escolar, visando chamar a atenção de todos. Espera-se que o professor, finalmente, reconheça o uso do aparelho celular em sala de aula como ferramenta potencializadora da construção do conhecimento, aproximando-o da sua prática pedagógica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvespt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectSmartphonept_BR
dc.subjectBirdspt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectSmartphonept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleProcurando aves: um diálogo possível entre biologia e geografia através do uso do celularpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons