https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10764
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
deizeanemariacarloscupertinobarbosaruffato.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Martins, Elita Betania de Andrade | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9432703757983593 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Jesus, Alan Willian de | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8527713159699794 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mendes, Rodrigo Geraldo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1275813674019327 | pt_BR |
dc.creator | Ruffato, Deizeane Maria Carlos Cupertino Barbosa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-11T14:20:47Z | - |
dc.date.available | 2019-09-11 | - |
dc.date.available | 2019-09-11T14:20:47Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10764 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo busca refletir sobre o planejamento do professor e a sua importância na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na sala de aula. Este projeto se propõe a responder a seguinte questão: Como as formas de planejamento das aulas podem contribuir para a educação de alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais? Para responder a esta questão, apresento como objetivos: pesquisar autores que discutem sobre planejamento do professor e concepções de aprendizagem, analisar o planejamento do professor nas aulas de Português, Matemática e Ciências e as suas intervenções para alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, definir a importância do planejamento, ensino e aprendizagem significativa. Este estudo se baseia metodologicamente numa revisão bibliográfica, além de observações em sala de aula, aplicação de um questionário e intervenções pedagógicas junto ao aluno com necessidades educacionais especiais. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública municipal, da cidade de Juiz de Fora (MG). Destaco ser um grande desafio para o corpo docente, a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas salas de aula. Pelas observações, o currículo escolar, ainda não está adaptado para atender a todas as crianças. Ressalto ainda, a necessidade de o professor considerar cada criança, levando em consideração suas especificidades e o seu tempo de aprender. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O planejamento do professor: incluindo alunos com necessidades educacionais especiais no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License