https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10763
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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andreiadesouzasales.pdf | 521.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Família, autismo e diagnóstico: desafios e possibilidades para a escola |
Autor(es): | Sales, Andréia de Souza |
Orientador: | Santos, Núbia Aparecida Schaper |
Miembros Examinadores: | Oliveira, Juliana Célia de |
Miembros Examinadores: | Antunes, Katiuscia Cristina Vargas |
Resumo: | Este trabalho foi realizado em um Centro de Atendimento Educacional Especializado no município de Juiz de Fora/MG. O objetivo central deste trabalho foi investigar como tem sido o momento em que as famílias recebem o diagnóstico de autismo e como a escola tem papel fundamental no acolhimento às crianças e seus familiares. Nos últimos anos, a discussão sobre o tema ganhou relevância, avançamos bastante, mas ainda há muito para se fazer. A educação especial, passou por várias fases. Essas fases se construíram ao longo da história e está diretamente relacionada ao modo como cada sociedade se organiza. A exclusão, foi a primeira forma de tratar as pessoas com deficiência uma vez que eram completamente ignorados pela sociedade e pela própria família. Mais tarde a segregação institucional se constituiu no modo de tratá-los/educá-los e a principal forma eram as escolas especializadas. Posteriormente, a integração nas salas especiais dentro das escolas regulares foi a maneira encontrada para iniciar um processo cujo a principal ideia era a de que a pessoa com deficiência deveria conviver com as pessoas sem deficiência. Na atualidade, vivemos o paradigma da educação inclusiva, tentativa por ainda estarmos no caminho para realiza-la. A educação inclusiva garante através do direito constitucional, que todos sem exceção tenham direito a educação de qualidade, dentro das escolas regulares. Com isso é primordial a nós profissionais da educação, promover e zelar para que as crianças com algum tipo de deficiência ou transtorno possa ter um atendimento educacional que seja eficaz, bem como a atenção as famílias que são parceiras primordiais no processo de ensino aprendizagem. Sendo assim, a proposta de intervenção caminhou no sentido de verificar como tem sido o acolhimento a estas famílias, será que a escola, tem feito o seu papel? Os Centros de Atendimentos contribuem neste acompanhamento as crianças, de forma a realizarem um trabalho efetivo tanto em relação as famílias quanto as escolas? Em resposta a estas questões nasceram uma série de reflexões que influenciam diretamente no cotidiano escolar, pois vimos através das entrevistas o quanto a escola ainda precisa ser instrumentalizada, no sentido de buscar investir na formação de seus profissionais, para que possam atuar junto aos familiares de forma mais intensa. A intervenção tanto da Secretaria de Educação do município quanto dos CAEE’s é o diálogo constante, são peças fundamentais nesse processo de formação que permeia a pratica de instrumentalização e acolhimento as famílias, uma vez que não encontram o acolhimento e as informações necessárias em outros ambientes que não os escolares. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Inclusão Família Diagnóstico Escola Autismo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10763 |
Fecha de publicación : | 25-may-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
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