Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10754
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
brunamendesdasilva.pdf446.18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O jogo Street Fighter II como possibilidade de análise geográfica da paisagem no ensino de geografia
Autor(es): Silva, Bruna Mendes da
Primeiro Orientador: Machado, Carla Silva
Membro da banca: Costa, Amanda Cristina Bastos
Resumo: Os jogos eletrônicos estão cada vez mais presentes no cotidiano dos brasileiros. Dados da Pesquisa Game Brasil (PGB) afirmam que pais e filhos utilizam essa atividade de entretenimento como forma de interagirem. Contudo, apesar de essa ser uma atividade muito difundida, o contexto escolar brasileiro ainda não reflete essa realidade de forma igual, principalmente se tratando do uso de jogos de videogame , pois não se apropria desse universo para o processo de ensino e aprendizagem. Diante desse cenário, este trabalho propõe o desenvolvimento de um plano de aula didático que utiliza o jogo Street Fighter II como possibilidade de análise geográfica da paisagem no Ensino de Geografia. A metodologia empregada no desenvolvimento dessa proposta se baseia na consulta à referências bibliográficas e documentos sobre as principais temáticas – os jogos eletrônicos, o videogame , o jogo Street Fighter II, a geografia escolar e o conceito de paisagem geográfica – , tomando como referência e inspiração à experiência desenvolvida pelo Núcleo de Games, Atividades e Metodologia de Ensino (NuGAME) do Colégio Dom Pedro II.
Abstract: -
Palavras-chave: Street Fighter II
Paisagem
Ensino de geografia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10754
Data do documento: 27-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons