https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10747
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
eliceliacacildadepaulapaiva.pdf | 528.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Martins, Elita Betania de Andrade | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9432703757983593 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Juliana Célia de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6304884013075881 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cunha, Thenner Freitas da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0635587951737099 | pt_BR |
dc.creator | Paiva, Elicélia Cacilda de Paula | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3842971200013833 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-11T13:27:52Z | - |
dc.date.available | 2019-09-11 | - |
dc.date.available | 2019-09-11T13:27:52Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10747 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente texto relata um projeto de intervenção que teve como objetivo refletir sobre o papel da gestão enquanto elemento de apoio ao trabalho do docente que atua junto ao aluno com deficiência, dentro de uma proposta de educação inclusiva. O projeto foi realizado junto aos professores e gestores de escolas da rede municipal e estadual de um município de pequeno porte, da zona da mata mineira, os quais expuseram os desafios vividos por eles em relação a inclusão. Associada à intervenção, está uma revisão bibliográfica onde o fio condutor foi o referencial teórico que norteia a educação inclusiva e o papel de professores e gestores frente aos desafios necessários a construção de uma escola para todos. Com base em autores como Carvalho, Mantoan e Tezani, este estudo trouxe à tona a importância de se discutir os desafios presentes na escola inclusiva, ponderando sobre o gestor enquanto articulador das ações desenvolvidas por diferentes agentes educativos. Os resultados indicaram a necessidade de uma reflexão contínua em torno da ação docente e do importante papel do gestor escolar na elucidação dos desafios, papel este fundamentado na democracia e no respeito às diferenças, bem como da responsabilidade de cada um dos agentes (escola, família e comunidade) na concretização de uma escola para todos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Desafios | pt_BR |
dc.subject | Profissionais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A educação inclusiva na perspectiva de professores e gestores: entraves e soluções | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License