https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10747
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
eliceliacacildadepaulapaiva.pdf | 528.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A educação inclusiva na perspectiva de professores e gestores: entraves e soluções |
Autor(es): | Paiva, Elicélia Cacilda de Paula |
Primeiro Orientador: | Martins, Elita Betania de Andrade |
Membro da banca: | Oliveira, Juliana Célia de |
Membro da banca: | Cunha, Thenner Freitas da |
Resumo: | O presente texto relata um projeto de intervenção que teve como objetivo refletir sobre o papel da gestão enquanto elemento de apoio ao trabalho do docente que atua junto ao aluno com deficiência, dentro de uma proposta de educação inclusiva. O projeto foi realizado junto aos professores e gestores de escolas da rede municipal e estadual de um município de pequeno porte, da zona da mata mineira, os quais expuseram os desafios vividos por eles em relação a inclusão. Associada à intervenção, está uma revisão bibliográfica onde o fio condutor foi o referencial teórico que norteia a educação inclusiva e o papel de professores e gestores frente aos desafios necessários a construção de uma escola para todos. Com base em autores como Carvalho, Mantoan e Tezani, este estudo trouxe à tona a importância de se discutir os desafios presentes na escola inclusiva, ponderando sobre o gestor enquanto articulador das ações desenvolvidas por diferentes agentes educativos. Os resultados indicaram a necessidade de uma reflexão contínua em torno da ação docente e do importante papel do gestor escolar na elucidação dos desafios, papel este fundamentado na democracia e no respeito às diferenças, bem como da responsabilidade de cada um dos agentes (escola, família e comunidade) na concretização de uma escola para todos. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Desafios Profissionais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10747 |
Data do documento: | 25-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons